A compra de uma empresa falida pode realmente ser bom negócio?

Por Urias em 31 de Outubro de 2021
A compra de uma empresa falida pode realmente ser bom negócio?

A solução para quem busca começar no ramo dos negócios é a compra de uma empresa. De repente, uma oportunidade perto de você pode surgir até mesmo de um conhecido.

Mas o que faz o empresário ponderar na escolha, em primeiro lugar é o ramo do negócio. Antes de fazer a compra de uma empresa falida é preciso pensar em alguns pontos.

Naturalmente, ele precisa se identificar com que ele vai se dedicar por alguns anos. Por outro lado, saber se vale a pena comprar uma empresa falida é outra questão.

Até porque dar seguimento a um negócio que sofre com crise financeira, que foi mal gerido ou que não assumiu dívidas com os credores, pode assustar. Mas antes de optar por esse negócio, veja o que deve ser levado em conta.    

A marca influencia na compra de uma empresa         

Se você acredita que comprar uma empresa de marca famosa pode ser um bom negócio, especialistas afirmam que não.

Imagine que por anos aquela marca fez sucesso, esteve nos principais canais de publicidade e agora, está em falência. 

Por questões de visibilidade é inevitável que a imprensa não procure saber o motivo do declínio e divulgue nos meios de comunicação.

Se o motivo foi calote, por exemplo, fica ainda mais difícil reerguer a confiabilidade da marca. Ou seja, fica muito mais caro resgatar o nome no mercado.

Onde encontrar empresas falidas para comprar?

O empreendedor deve estar sempre ciente das fontes para atender a cada passo estratégico. Não é tão fácil saber onde fazer a compra da empresa. Por isso, é importante ter acesso ao site da Junta Comercial da sua região.

Através desse órgão, é possível manter-se atualizado quanto aos registros dos sócios para buscar um contato com eles. 

Outras opções englobam leilão, pregão e proposta fechada. Para encontrar ofertas é preciso acompanhar jornais e sites de leilão já que as oportunidades são assim divulgadas. 

Compra de empresa com problemas financeiros             

Se comprar uma empresa falida pode parecer oneroso e arriscado, há quem procure empresas que estão com dívidas.

Sem dúvida, o negócio que não tem mais controle dos seus passivos, tende a fechar futuramente. Então, alguns empreendedores procuram esse tipo de negócio para fazer uma manobra de ascensão.

Nem sempre pode ser uma boa opção para quem está começando. O empreendedor experiente vai procurar fazer auditoria, um verdadeiro raio X para entender a queda.

Naturalmente é uma forma bem saudável de não ter dores de cabeça futuramente. Mediante uma análise bem elaborada, fica mais claro entender o que se deve ou não fazer para reerguer o negócio.

Esteja pronto para ouvir

Procurar se aventurar no mundo dos negócios é desafiador e requer conselhos de quem tem experiência. Da mesma forma funciona o mercado financeiro. Os novos investidores em bolsas de valores precisam de ajuda para entender como fazer as melhores aplicações.

Partindo desse ponto, não custa nada ver com quem já realizou o sonho de comprar empresa. Isso vai trazer mais segurança nas negociações e menos frustrações.

Nesse momento é importante não misturar as emoções e procurar ser mais racional. Logo, não se apegue à marca ou à estrutura. Geralmente, a olhos nus, não é possível fazer uma boa leitura do negócio.

Nada melhor do que fazer uma revisão detalhada de documentos e analisar pendências que vão ser assumidas pelo novo proprietário. Só dessa maneira é possível compreender se vale a pena fazer negócio. Como dizem por aí: “tudo preto no branco”.

Quer buscar oportunidades para comprar empresas? Então entre na nossa plataforma da Quero Um Negócio.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..