Vender empresas do Brasil é um processo que requer uma série de etapas cuidadosamente planejadas e executadas.
O processo de compra e venda de negócios garante benefícios para ambas as partes:
- Quem compra uma empresa em funcionamento terá menos riscos e pode ingressar num segmento de modo mais rápido;
- E quem vende uma empresa terá os recursos que precisa para investir num novo negócio, investir no negócio que já possua ou mesmo para se aposentar e viver uma vida tranquila.
Mas é importante saber como esse processo deve ser realizado para se ter êxito fechando um bom negócio.
Da preparação dos documentos até a negociação dos termos de venda, cada etapa é crucial para garantir uma transação bem-sucedida.
Neste artigo, reunimos 8 dos principais passos para colocar um negócio à venda e ter êxito. E a seguir abordaremos com mais detalhes sobre cada um.
1 - Vender empresas: preparação dos documentos financeiros e legais
A preparação dos documentos financeiros é um dos primeiros passos ao vender empresas no Brasil.
E a preparação dos documentos envolve: demonstrações financeiras, balanços patrimoniais, registros de propriedade intelectual, declarações de impostos, etc. Essa documentação trará informações precisas aos potenciais compradores, ainda ajudando a conceder uma avaliação adequada da empresa.
Preparar os documentos financeiros e legais é uma etapa que requer um trabalho minucioso. Assim se poderá reunir todas as informações relevantes e apresentá-las com precisão e organização. Entre os documentos financeiros que devem ser preparados estão:
2 - Avaliar o valor da empresa
Avaliar o valor de venda se trata de um passo crítico nesse processo de vender empresas. O valuation é a técnica usada nesse caso, a fim de determinar o valor justo de venda, com base em variados métodos e critérios.
Esa é uma etapa fundamental para você, vendedor, que quer obter um preço justo pelo negócio, quanto para os compradores, que querem garantir um investimento sólido.
Mas o que é e como funciona esse valuation? Quem pode fazer para um negócio à venda?
O valuation é um processo que envolve analisar diversos fatores para chegar a um valor ideal da empresa. Em outras palavras, você chegará a um preço de venda justo, de acordo com fatores do mercado.
Esses fatores incluem: o desempenho financeiro no passado, as perspectivas futuras de crescimento da sua empresa, a posição competitiva, os ativos tangíveis e intangíveis, etc.
Um valuation adequado é importante para atrair compradores e também estabelecer uma base sólida para negociações. Vamos agora conhecer alguns dos métodos usados para realizar esse cálculo.
Há variados métodos de valuation que podem são usados, a depender das características e do setor da empresa. Mas dentre os principais métodos estão esses: Fluxo de Caixa Descontado (FCD), Múltiplos de Mercado e Avaliação por Liquidação.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Esse método avalia a empresa de acordo com suas projeções de fluxo de caixa futuro.
O mesmo considera a taxa de desconto para acarretar o valor presente dos fluxos de caixa futuros, refletindo o valor do capital ao longo do tempo e o risco associado ao negócio.
E o FCD é considerado o método mais abrangente e um dos mais usados no caso de transações de empresas. Para vender empresas ele é um dos mais aplicados.
Múltiplos de Mercado
Nesse método, são considerados os chamados “múltiplos financeiros”, como o preço/lucro (P/L), preço/valor patrimonial (P/VP) ou preço/EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Nesse caso, é feito o uso de múltiplos de empresas similares no mercado para estimar o valor da empresa avaliada. Mas essa é uma abordagem usada quando existem empresas similares no mercado para comparação.
Avaliação por Liquidação
Já a Avaliação por Liquidação é um método que determina o valor da empresa se baseando na venda de todos os ativos listados no balanço, como equipamentos, imóveis, máquinas e outros.
Aqui, o valor da empresa é alcançado somando o dinheiro disponível após a venda desses ativos e subtraindo todas as dívidas e obrigações.
Mesmo que seja um método simples de calcular, a avaliação por liquidação tem suas limitações ao vender empresas.
Uma das primeiras limitações é que esse método foca principalmente nos ativos tangíveis da empresa. Ele não considera outros fatores relevantes, como a base de clientes, o valor da marca, os contratos ou outros ativos intangíveis.
Mas é necessário ressaltar que nenhum método de valuation é perfeito e 100% preciso na estimativa de preço. E cada empresa necessitaria de uma abordagem específica.
É recomendável, por tanto, contar com a ajuda de profissionais especializados em avaliação. Os consultores financeiros ou analistas especializados em compra e venda de empresas, por exemplo, te ajudariam com o valuation a fim de obter uma avaliação precisa e imparcial sobre seu negócio.
3 - Identificar potenciais compradores
O que vem a seguir? Depois de preparar a documentação da empresa e de realizar uma avaliação, o próximo passo é a identificação dos possíveis compradores.
Identificar os compradores certos é algo muito importante para garantir que a transação seja bem-sucedida. Muitos, por desconhecer essa importância, acabam negligenciando essa etapa, mas é ela que ajudará também a assegurar que os seus interesses sejam levados em consideração.
Diferentes interessados na compra podem ter motivações, recursos e também estratégias distintas, o que impactaria na forma como a negociação sucede.
Além do mais, encontrar possíveis compradores que possuam sinergia com a empresa e entendam o valor do negócio seria algo que aumentaria as chances de fechar uma boa transação.
Mas é necessário definir critérios claros para selecionar compradores. Alguns critérios seriam: a capacidade financeira, o histórico de aquisições e também o conhecimento desse investidor sobre o setor onde a empresa se encontra.
4 - Preparar uma apresentação de vendas
Ter uma ótima apresentação de vendas é essencial para despertar o interesse dos compradores. E a mesma deve ser bem elaborada para conseguir esse feito.
Essa apresentação terá que destacar os pontos fortes da empresa, perspectivas de crescimento dela, diferencial competitivo e, ainda, os benefícios de investir na mesma.
Desse modo, a apresentação deve ser clara, objetiva e convincente. Use gráficos, estatísticas e informações relevantes para torná-la ainda mais atrativa.
5 - Assinar um acordo de confidencialidade
Antes de apresentar informações sensíveis sobre a empresa para um interessado, ele deve assinar um acordo de confidencialidade.
Esse acordo tem o objetivo de proteger a privacidade e a segurança dos dados da empresa ao longo do processo de due diligence (falaremos sobre ele a seguir).
Ou seja, se o comprador quer checar tudo sobre a empresa e verificar as informações que você passou, ele terá que se comprometer a não deixar nada vazar.
Assim, acordo de confidencialidade é um compromisso que o interessado assume de não divulgar nada do que terá acesso. Esse documento define as regras para o acesso e o uso das informações confidenciais e prevê penalidades no caso de violação.
6 - O processo de due diligence e a auditoria legal
O processo de due diligence é um passo crítico no processo de venda de uma empresa. Aqui os compradores fazem uma análise detalhada de todos os aspectos do negócio, analisando aspectos financeiros, legais, operacionais e mesmo os estratégicos.
Esse é um passo que requer tempo e paciência do comprador para não deixar nada importante passar. Desse modo, você, que anunciará sua empresa para venda, deve dispor de paciência para responder prontamente ao interessado.
Mas o que o interessado analisará com o due diligence?
Isso envolve a revisão dos documentos financeiros e legais, analise de contratos, conversa com funcionários, avaliação dos ativos e passivos da empresa, etc. O interessado poderá contratar profissionais especializados em auditoria legal para executar esse processo.
Importante: esteja preparado também para a visita que o interessado fará ao estabelecimento. É provável que ainda faça uma segunda visita acompanhado por um perito a fim de emitir um laudo sobre as condições da empresa. Esteja preparado para isso e para os questionamentos que, certamente, surgirão.
7 - Negociar os termos de venda
Uma vez que a etapa de due diligence for concluída, é hora de negociar os termos de venda. Essa é mais uma etapa ao vender empresas que exigirá tempo e paciência para que tudo ocorra bem.
Mas é importante mencionar que esse passo necessitará que você possua habilidades de negociação. Além disso, tenha uma compreensão abrangente e aprofundada sobre os interesses de ambos (seus e do comprador). Essa negociação deve ser boa para os dois.
O que pode ser negociado? É possível negociar o preço de venda, a forma como ocorrerá o pagamento, cláusulas de não concorrência, acordos de transição e outros aspectos. Aqui é necessário ter uma conversa clara com o possível comprador.
Mas lembre-se: busque um equilíbrio entre as necessidades de ambos, garantindo uma transação justa e benéfica para comprador e vendedor.
O que recomendamos ainda é que você contrate um profissional para te ajudar com isso.
8 - Preparar a documentação de venda
Após negociar os termos de venda, prepare a documentação final para a concretização: o contrato de compra e venda, os acordos de transição e demais documentos legais.
Orientamos que você tenha a ajuda de advogados especializados em direito empresarial. Desse modo poderá garantir que os aspectos legais sejam tratados adequadamente, além de garantir que seus interesses estejam protegidos.
Nessa etapa, será preciso se reunir com o interessado para tratar das cláusulas do contrato. E isso deve ser feito na presença de um advogado. Mesmo que você conheça sobre o processo de compra e venda, é necessário ter esse advogado (especializado em transações comerciais) presente.
Passo extra ao vender empresas: notificar funcionários e partes interessadas
Além dos passos citados até aqui, é fundamental notificar os funcionários e demais partes interessadas sobre a venda do negócio.
Mas é importante tomar cuidado ao notificar os funcionários. Eles terão que ficar a par disso de maneira adequada e cuidadosa, a fim de minimizar incertezas e preocupações.
Comunique para eles os motivos da venda, esclareça o impacto nas operações e ressalte o compromisso com a transição. Mostre que se preocupa com bem-estar desses funcionários e que o novo dono também terá essa preocupação.]
Mas por que isso é importante? Porque se a venda ocorrer e os funcionários não tiverem esse comunicado e tranquilização, muitos deles podem pedir demissão por receio da mudança.
Outras partes interessadas, como clientes, fornecedores e também parceiros de negócios, devem ser notificadas sobre a venda também.
Essas notificações tendem a variar, a depender do relacionamento e da importância de cada um. É importante manter a transparência e fornecer informações relevantes sobre esse processo para eles. Isso ajudará a assegurar a continuidade das relações comerciais e evitar impactos negativos.
Esse é um dos passos mais importantes também ao vender empresas no Brasil.
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