Quer saber como vender um negócio de forma rápida e ainda obtendo o melhor preço por ele? Temos aqui 8 estratégias matadoras para te ajudar a conseguir concretizar seu objetivo.
Esse artigo é para você que, por algum motivo, decidiu que é hora de tomar novos rumos e quer vender sua empresa.
Mesmo que você talvez pretenda contratar um corretor de negócios para te ajudar, ainda assim é importante entender como as coisas funcionam e estar pronto para uma negociação, pois nunca se sabe quando pode surgir uma oportunidade.
O que você está vendendo? Como será vendido? O que o comprador levará ao investir no seu negócio? Quais serão as garantias? E como o interessado pode entrar em contato com você? Nas próximas linhas responderemos a todas essas perguntas.
Essas estratégias aqui listadas focam em etapas de preparação, avaliação e outras essenciais para conseguir o melhor preço pelo negócio.
Por que essa preparação é importante?
Vender uma empresa é algo que se começa desde o primeiro dia em que você monta um negócio.
Claro que não são todos os que montam uma empresa pensando que daqui a algum tempo a venderão, mas a organização do negócio começa cedo, assim você poupa tempo e consegue identificar problemas previamente, podendo solucioná-los.
Quando você está pronto com meses de antecedência, processos como definição de preço, apresentação de relatórios e outros se tornam muito mais simples.
Então, o que trouxemos aqui é algo decisivo para você anunciar e vender sua empresa. Quem quer ter êxito deve estar atento a cada linha deste artigo.
1 - A preparação para vender um negócio
O primeiro passo antes de anunciar um negócio à venda é prepará-lo. Essa preparação se trata de organizar tudo referente a empresa antes de apresentá-la para os potenciais compradores.
E essa preparação envolve extrair os dados do negócio os convertendo em números. Pense na sua empresa como um ativo, desse modo, você estará vendendo benefícios para os potenciais clientes e para que eles vejam isso será preciso apresentar números.
O que fazer aqui então?
Será fundamental ter a ajuda do seu contador ou de um corretor de negócios para poder organizar demonstrativos financeiros e outros documentos da sua empresa.
De onde vem e para onde vai o dinheiro da empresa? Descrever as receitas e as despesas dela é um dos primeiros passos, tanto para ser capaz de apresentar informações mais aprofundadas para os possíveis compradores, quanto para conseguir criar uma apresentação que os influencie pela compra.
Com esses dados será possível gerar relatórios importantes sobre a situação do negócio.
Quando uma pessoa está interessada em adquirir um negócio pronto, ela quer saber sobre receitas e despesas dele, tendo também dados sobre os lucros.
Mas a preparação não se resume a parte financeira dessa empresa. É importante também cuidar de outras áreas, tais como:
- A parte fiscal: manter isso em dia é extremamente importante para prevenir problemas no futuro;
- Definir como será sua saída: o que pretende fazer após isso?
- Também definir se prestará apoio para o novo dono com a sua saída: é comum que aqueles que vendem um negócio em que confiam ofereçam suporte para o novo dono por 1 a 4 meses, por exemplo, até sua habituação;
- Entre outras coisas.
2 - Avalie sua empresa à venda: quanto ela vale?
Por quanto vender um negócio? Quanto será que a sua empresa vale hoje?
Tão importante quanto a preparação do seu negócio é fazer uma avaliação do preço de venda dele.
Quando você entende a importância e o potencial da sua empresa, você também entende que será imprescindível contratar uma avaliação especializada para que o preço de venda seja justo, evitando ter perdas ou, ainda, anunciar por um preço abaixo do de mercado e gerar desconfiança.
Mas como isso deve ser feito? Por meio de um processo conhecido como “valuation”. Esse é um processo de avaliação do preço de venda de negócios que pode ser feito através de diferentes métodos, tais como: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial.
Apesar de ser algo onde não é obrigatória a contratação de um profissional para sua realização, o valuation é um processo delicado e onde a atuação desse profissional seria essencial para se ter um resultado mais preciso.
Mas é importante entender que a definição do preço de venda da sua empresa deve ser feita sempre com o uso de mais de um desses métodos, pois assim você tem um resultado com mais precisão.
E na hora de fazer a avaliação do preço de venda do seu negócio, considere os ativos e os passivos. Nisso incluiu-se: carteira de clientes, equipamentos, moveis, funcionários, ponto do negócio, fornecedores e outros. Cada item deve ser incluído para se conseguir vender a empresa pelo melhor preço.
3 - Não venda um negócio, venda benefícios
Do mesmo modo que acontece com a venda de produtos e serviços hoje, onde o foco é em vender benefícios, com isso atraindo potenciais compradores, ao vender sua empresa, destaque os benefícios que ela pode proporcionar para o novo dono.
Quem opta por investir numa empresa pronta busca:
- Economia de tempo, pois não precisam começar algo do zero e ter lucros;
- Também economia de custos, pois não terá que lidar com todos os trâmites envolvidos em abrir e legalizar o negócio;
- Estar a frente de uma empresa lucrativa em menos tempo;
- Além de também ingressar num setor que gosta por meio de algo promissor hoje e que será amanhã.
Desse modo, use isso ao seu favor para atrair potenciais compradores. A dica é destacar os pontos fortes do negócio, fazendo com que o interessado queira saber mais e, assim, você consiga fechar um bom negócio.
Além disso, ao vender um negócio, dê ênfase para o fato dele estar pronto e haver poucas coisas com as quais o interessado se preocupar. Na hora de criar o anúncio e se elaborar o teaser de apresentação também, use esses dados e informações ao seu favor.
Você pode informar em algum documento sobre o trabalho que foi feito para a empresa chegar até onde está. Muitos querem saber sobre a história do empreendimento, isso é muito importante também.
E ainda, há como destacar a localização como um dos benefícios, se o negócio for bem localizado. Isso, inclusive, pode fazer com que você consiga anunciar sua empresa à venda por um preço maior.
4 - Direcione todos para um mesmo lugar
Mesmo que você tenha que se preocupar com o sigilo ao vender um negócio, deve ainda se preocupar em manter as coisas alinhadas no ambiente de trabalho.
Contratar um bom consultor de negócios ou contador será importante para fazer previsões e maximizar o valor da transação. Imprevistos poderiam atrapalhar o processo de venda, mas quando se está pronto essas coisas podem ser contornadas.
O que se terá fazendo isso?
Quando um possível comprador surgir com questionamentos, você saberá como responder suas perguntas. Mas além disso, se pode elaborar contra-argumentos quando, por exemplo, um interessado quiser redução no preço de venda da empresa.
Mas algo ainda aqui que é muito importante é direcionar todos os funcionários para um objetivo. Se você os direcionar desse modo, eles, apesar de não saberem sobre a venda ainda, podem estar contribuindo para que esse processo seja mais tranquilo.
Tenha em mente que quando os funcionários não estão alinhados, ou seja, direcionados para um mesmo objetivo, isso poderia até mesmo comprometer a confiança do possível comprador na sua empresa.
Por fim, será importante se preparar para diferentes cenários nesse processo, o que pode aumentar as chances de fechar um bom negócio.
E sabe pelo que mais isso seria importante? Para ter funcionários preparados para atuarem bem quando você se for. Interessados em comprar uma empresa veem valor em empresas com funcionários proativos. Isso quer dizer que você poderia melhorar o preço de venda do negócio apenas se fizer isso.
5 - Due diligence ao vender um negócio
Se você quer garantir o melhor negócio, precisa realizar a auditoria chamada de due diligence para a sua empresa.
Um dos passos essenciais nesse processo é essa auditoria que é feita em detalhes sobre os principais indicadores do negócio.
Basicamente, com o due diligence o empresário pode saber quais setores dentro da empresa precisam de melhorias. Por exemplo: esse processo pode identificar pontos de melhorias em áreas como: pessoal, tecnologia, contratos, entre outras.
Mas é importante mencionar que o atual dono precisa estar pronto para realizar processo como: auditar os demonstrativos financeiros, implementar melhorias no sistema contábil, entre outras coisas.
O processo de due diligence deve ser feito por consultorias especializadas. Mas quando for contratar um profissional assim, é importante analisar o seu histórico: veja as qualificações de clientes, quanto tempo o profissional tem atuando no mercado, etc.
Há algumas pessoas que querem vender uma empresa e fazem isso por conta própria, contudo não é o que recomendamos. E um dos motivos para não recomendarmos isso é porque não é algo que possua validade perante o mercado. Seria, então, algo que poderia influenciar negativamente na venda.
Quem faz o due diligence é um especialista conhecido como auditor fiscal. E para a realização do processo ele terá que ter acesso a alguns documentos da empresa. Mas alguns dos documentos seriam:
- Livros fiscais;
- Cópias de atas;
- Demonstrativos financeiros dos últimos 3 anos;
- Os documentos referentes a declaração do imposto de renda pessoa jurídica;
- Comprovantes do recolhimento de tributos;
- Certidões fiscais;
- Entre outros.
6 - Saiba como contar a história da sua empresa
Você sabia que as histórias sempre ajudaram a vender, mesmo que de forma indireta?
A pessoa hoje que tem interesse em adquirir um negócio pronto gostaria de saber sobre como você começou esse negócio. Mas é necessário saber como contar uma história de modo que cative esse interessado. E essa história (que é ideal ser breve) pode ser apresentada no teaser.
Inclusive, por meio dessa história sobre a empresa seria possível contar o motivo da venda.
E saber o que é importante na hora de trabalhar nessa história? Ser honesto.
Se algum dado for distorcido, saiba que o potencial comprador pode verificar isso depois, o que lançaria por terra qualquer chance de venda. A honestidade e a transparência aqui são fundamentais ao anunciar uma empresa à venda.
Voltando a falar sobre a história da sua empresa, uma dica seria usar storytelling para conseguir atrair e manter o possível comprador focado. Inclusive, há como usar isso na hora de criar o anúncio para vender um negócio.
Mostre como essa empresa pode ser valiosa para esse possível comprador. O conquiste por meio da verdade e ainda evite dores de cabeça no futuro.
Saber como usar as palavras e demais recursos é muito importante para convencer um possível comprador. Nesse aspecto, seria interessante ainda contratar um especialista que pudesse elaborar esse material para você, como um redator especializado em storytelling.
7 - Você também deve analisar o comprador
Quando se anuncia uma empresa para venda, é natural que um dos focos seja se preparar para os questionamentos do comprador, ou seja, estar pronto para saber explicar tudo para ele e mostrar que há segurança ne negociação.
Mas muitos se esquecem que também podem (e devem) realizar questionamentos para o comprador. Será que essa é a pessoa certa para assumir seu negócio?
O processo de qualificação dos potenciais compradores se trata de saber se um comprador possui tudo o que é necessário para administrar bem a sua empresa.
Isso é comumente feito quando a empresa possui um valor sentimental para o vendedor, sendo fruto de muito esforço e dedicação, mas que, por algum motivo, não se possa mais seguir com ela.
O que se pode saber através dessa investigação?
Assim, por meio dessa investigação você ficará sabendo:
- Se o interessado conhece bem seu negócio;
- Também sabe se ele possui o capital necessário;
- Se conhece sobre o setor (já possui alguma experiência prévia);
- E, ainda, fica sabendo se ele conseguiria administrar o negócio do mesmo modo que você o fazia.
Para encontrar o comprador ideal, é imprescindível realizar esse processo. E se quiser, há ainda como ter a ajuda de um consultor de negócios para fazer a qualificação desse potencial comprador.
Fazer isso ao vender um negócio ainda seria algo importante para filtrar os contatos, tendo uma lista de interessados com elevado potencial para assumir sua empresa.
Você poderia até mesmo “desenhar” o seu comprador ideal, definindo a experiencia dele, idade, o que ele fez e o que faz agora, quais locais ele frequenta e em quais eventos costuma participar, etc. Tudo isso seria essencial para ver se esse é o comprador ideal.
Mas por que essa qualificação é importante? Primeiramente, apesar de você negociar numa plataforma de compra e venda de empresas, nem todos os que entrarem em contato com você terão bons motivos.
Como assim?
Simplesmente, haverá aqueles que apenas terão curiosidade em obter informações sobre sua empresa, outros que serão concorrentes e até mesmo pessoas tentando obter dados sigilosos para fins maliciosos. Por esses e outros motivos que essa qualificação é importante.
8 - Saiba onde vender um negócio
Comprar ou vender empresas deve ser feito num local apropriado e para isso existe a Quero Um Negócio.
Tornando processos de compra e venda de negócios muito mais práticos e eficazes, o nosso portal tem ajudado pessoas de vários locais do país na concretização dos seus objetivos.
O que fazemos é ligar compradores a vendedores, em negociações que acontecem num ambiente seguro e transparente.
Se você tem um negócio e qualquer setor e o quer vender, pode escolher um dos nossos planos e conseguir chegar até o comprador ideal.
Nós podemos te ajudar, buscando em nossa base de contatos aquele que será o contato ideal, ou você também pode realizar todo o processo sozinho, sem pagar nenhuma comissão para nossa plataforma.
Já se o que você quer é comprar um negócio pronto, temos centenas de anúncios de empresas no setor de comércio, serviços e até mesmo indústrias e franquias à venda.
Mas por que anunciar com a Quero Um Negócio seria uma ótima escolha?
Porque, além de oferecermos um ambiente seguro, prático e transparente, nosso portal ainda é exclusivo. Nele estão apenas anúncios para compra e venda de negócios, assim temos um púbico segmentado, o que aumenta as chances de fechar um bom negócio.
Se quiser saber mais, acesse aqui e visite o nossos porta agora mesmo.
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