Você está passando o ponto comercial de um mercadinho? Então precisa conhecer essas 8 dicas que distinguirão um trespasse com êxito de um problemático.
Mas antes de tudo, o que seria esse “trespasse”?
Basicamente é esse ato de repassar um ponto comercial antes do contrato vencer.
Se por algum motivo seu mercadinho não funcionará mais na localização atual, mas você tem um contrato com o dono do imóvel que vencerá apenas daqui a 5, 6 meses, 1 anos, etc., é possível sair antes do tempo e sem precisar pagar multas.
E isso é possível com o chamado “trespasse”, onde você “vende” para um novo inquilino (empresário/empreendedor) que pretende abrir um mercadinho ali, por exemplo, o direito de explorar imóvel sem precisar esperar o seu contrato vencer. Mas isso deve ser feito seguindo algumas regras e também algumas dicas.
Passando o ponto: colocando um fim na dúvida principal
Afinal de contas, quando alguém passa o ponto o está vendendo? E quando vende uma empresa deve também passar o ponto? Mas como um locatário (quem aluga um imóvel) pode vender algo que não é seu?
Muitas dúvidas talvez estejam na sua mente agora, mas já as responderemos.
Na realidade, quem está passando o ponto está vendendo o direito de exploração. Ou seja, você tem o seu mercadinho ali, mas não ficará mais naquele local e quer vender o ponto, vender o direito de exploração do ponto para outro empresário, então o faz por meio do trespasse.
É simples assim. Quem está passando o ponto é um empresário que pretende deixar o local e quer repassar suas obrigações com o locador para outra pessoa.
Mas no caso de quem vende uma empresa, essa pessoa pode optar por passar ou não o ponto também.
Com o trepasse você não paga multas e o proprietário do imóvel não tem perdas. Essas são algumas das vantagens.
Por isso que as 8 dicas que a Quero Um Negócio elencou a seguir te ajudarão nesse processo. Vamos lá!
1 - Quanto vale o ponto comercial de um mercadinho?
Quanto vale o ponto?
Depois que você estabeleceu o seu mercadinho ali, há uma carteira de clientes, estrutura pronta, etc. Logo, você não vende apenas o espaço, mas passa também os clientes, a boa localização, a estrutura e até pode repassar móveis como expositores, prateleiras, cadeiras e mesas de escritório, etc.
É por isso que definir o preço para o trepasse é fundamental e deve-se considerar esses elementos. Cabe realizar essa etapa com calma.
Há muitas formas de calcular o preço do ponto comercial. Mas isso é algo que deve ser feito por um especialista. Como se trata de um imóvel, então deve ser realizado por um profissional do ramo imobiliário. Pode tanto ser por meio de uma imobiliária como de um corretor de negócios também.
2 - Conheça bem o seu ponto
Passando o ponto de mercadinho? Você sabe quais as qualidades dele? O que atrairia um potencial comprador?
É muito importante que você saiba quais os pontos positivos e os negativos do imóvel também. Mas não somente do local em si, como características que tornam esse lugar bom para um mercadinho (ou qualquer outro tipo de negócio).
Por exemplo: o ponto pode encontrar-se bem localizado, há estacionamento, é de fácil acesso, etc. Destaque cada ponto forte dele.
3 - Mantenha o dono do imóvel informado sobre tudo
O proprietário do imóvel deve estar a par de tudo o que acontece, desde o começo até o fim. Desse modo, se você está passando o ponto ele precisa saber para quem é e avaliar se quer seguir com o contrato de locação para esse novo inquilino.
É muito importante manter o dono informado, pois ainda que você tenha o direito de exploração do imóvel, é do locador o direito legal sobre ele, assim, se ele não quiser seguir com o contrato com esse interessado ele o pode fazer.
4 - Organização dos documentos
O passo seguinte é organizar todos os documentos eferentes ao imóvel para apresentá-los para o comprador. Dentre esses documentos estão: certidões negativas atualizadas, laudos do imóvel, o contrato de locação, etc.
Cabe aqui ter a ajuda de um perito para emitir um laudo apresentando a situação estrutural do imóvel. O novo locador vai querer saber sobre isso e ter provas concretas.
E a depender de você querer passar o ponto com equipamentos, também é importante apresentar documentos que comprovem o estado desses equipamentos.
5 - Passará também móveis e equipamentos?
E como mencionamos sobre equipamentos e móveis...
Também é importante que você defina se além do ponto passará também o que há nele. Pretende deixar ali prateleiras, expositores, algum tipo de máquina, etc.? Então isso deverá ser negociado à parte, fora do preço de venda do ponto comercial.
Aqui é possível realizar uma pesquisa do valor de mercado dos elementos e considerar seu estado: seminovo, usado há mais de 1 anos, etc. isso pesará na hora da precificação.
Você pode até negociar o preço desses móveis e equipamentos junto com o preço do ponto, mas cuide para não ter prejuízos. Lembre-se de informar se serão necessários reparos e manutenções e incluir esse desconto no preço final.
6 - Prepare-se com antecedência
Nada de deixar as coisas para a última hora. Se o seu objetivo é vender o direito de exploração do ponto para conseguir fechar o mercadinho ou mudar de localização, então prepare tudo antes:
- Elabore uma boa apresentação sobre o imóvel;
- Informe tudo ao proprietário;
- Organize todos os documentos necessários;
- Entre outras coisas.
Veja também se será necessário realizar algum tipo de reforma no local. Converse sobre isso com o dono do imóvel e entre num acordo, em seguida trate com o possível novo inquilino. Tudo precisa ser esclarecido antes do fechamento.
7 - Passando o ponto: o perfil ideal
Lembra que falamos que é importante alertar ao dono do imóvel sobre o interessado em assumir seu contrato? Esse interessado deve passar pela avaliação do proprietário do imóvel, somente assim a transação pode ser concluída.
E aqui há ainda mais uma coisa importante: o perfil desse interessado. Esse deve estar de acordo com as regras do proprietário e ao que o ponto se propõe e oferece.
Não se deve negligenciar essa etapa a fim de que tudo ocorra bem para você, o locador e o novo locatário. Nunca se esqueça disso.
8 - Onde anunciar um ponto à venda?
Ok, agora você sabe o que levar em consideração quando estiver passando o ponto de mercadinho, mas onde o anunciará? Nessa fase nós temos uma solução: a nossa plataforma de compra e venda de negócios.
A Quero Um Negócio oferece para você uma plataforma completa para anunciar negócios à venda em todo o Brasil. Aqui você cria e gerencia seus anúncios para o público certo: pessoas que buscam o que você oferece, tendo economia de tempo, recursos e, claro, obtendo um retorno mais rápido.
Mas é possível também usar nossa plataforma e contar com a ajuda de nossos consultores. Temos uma equipe especializada que atuará para encontrar o comprador ideal em nossa base de contatos qualificados.
Acesse aqui, conheça nossa plataforma e os planos que temos disponíveis para que você anuncie seu ponto comercial à venda
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!