Pretende investir numa loja de autopeças à venda? Temos aqui 8 dicas que te ajudarão a fazer um bom negócio.
O setor automobilístico é um dos maiores que há no Brasil, representando uma parcela de 22% do PIB nacional, segundo dados de 2020.
E como o setor se relaciona com outros como indústrias de aço, de artigos de borracha, plástico, o setor de eletrônico, etc., então isso o faz ter uma significativa influência na economia.
Mas não é somente por isso.
Atualmente, mais e mais pessoas tem o sonho de adquirir um veículo e, nisso, precisam realizar upgrade ou manutenções, o que torna as lojas de autopeças essenciais.
Os seus clientes podem ser tanto os clientes diretos como também oficinas mecânicas especializadas.
Mas mesmo com tudo isso, é importante saber como identificar se uma loja de autopeças à venda é uma oportunidade de investimento. E as 8 dicas que listamos a seguir te ajudarão a saber disso.
Um negócio pronto x montar uma empresa do zero
Antes de conhecer as dicas, é importante apontarmos algumas das vantagens de investir numa loja de autopeças à venda.
Quando você decide que quer ter o próprio negócio, a primeira opção que vem à cabeça é começar algo do zero, mas não precisa ser assim. No Brasil já tem sido conhecida a alternativa de adquirir um negócio em funcionamento.
Investir numa empresa pronta representa economia em muitos aspectos e poder começar com algo já.
Você não precisa mais gastar com todo o processo de abertura e legalização, sem contar treinamento de funcionários, equipamentos, encontrar bons fornecedores, etc. E você já entra num negócio funcionando, gerando lucros.
Mas outra vantagem de optar por adquirir uma loja de autopeças à venda é que há mais chances de conseguir financiamento. Assim, você pode conseguir ajuda financeira para investir num negócio pronto com mais facilidade, pois ele já possui um histórico comprovado e, assim, transmite mais confiança.
São muitas vantagens, mas, ainda assim, é importante saber como proceder para identificar uma boa oportunidade. E a partir de agora falaremos sobre isso.
1 - Analisando primeiro suas habilidades e afinidades com o setor
Você já trabalhou numa loja de auto peças antes? Conhece o dia a dia de um negócio desses? Tem conhecimento e habilidades para gerenciar esse tipo de loja?
Ter experiência é muito importante, pois se você investir num negócio que não sabe para onde deve seguir, então corre o risco de ver as coisas fugirem do controle.
Há como investir em parceria, sendo que o parceiro (sócio) é quem terá as habilidades e conhecimentos necessários. Mas se optar por isso saiba que o sócio é quem terá o poder maior para tomar decisões.
2 - Qual o seu objetivo ao adquirir um negócio pronto?
Além de querer ser dono do próprio negócio e gerar uma fonte de renda, qual é o outro motivo para querer investir numa loja de autopeças à venda?
Você gosta dessa área?
Possui habilidades e gostaria de usá-las para atuar nesse setor?
O negócio seria uma forma de controlar o eu destino?
Quer sentir-se realizado?
Ou seria para ter mais liberdade?
Definir isso poderá te ajudar na hora de identificar um negócio que esteja alinhado com seus propósitos.
3 - Legalização do negócio
Obviamente que para uma empresa funcionar dentro da lei ela precisa estar com toda a parte fiscal em dia. CNPJ, licenças, alvarás, inscrições, etc., tudo isso deve ser analisado antes de fechar qualquer negócio. Certifique-se de que todos esses documentos estão atualizados.
Quando pesquisar por uma loja de autopeças à venda, depois de obter algumas informações com o anunciante, solicite dados mais aprofundados do negócio.
Nesse caso, você deverá assinar um contrato de confidencialidade para garantir ao proprietário que não divulgará informações sobre a empresa.
4 - Investigando equipamentos e estrutura da loja de autopeças à venda
Haverá a etapa em que você visita o espaço a fim de conhecer de perto sua estrutura e identificar se existem problemas. Aqui você precisará da companhia de um corretor de negócios para analisar tanto a parte estrutural quanto os equipamentos, móveis, etc. no local.
Se existir alguma irregularidade, então informe o proprietário e entrem num acordo quanto a reformas ou algo do tipo. Veja também se vale a pena algum tipo de acordo sobre isso.
5 - Processos operacionais
Os processos operacionais são fundamentais num negócio, pois guiam toda a equipe sobre como proceder em cada processo e situação.
Mas o termo está mais relacionado a negócios no setor industrial, contudo não deixa de ser interessante observar se existe na loja uma padronização dos serviços, pois isso garante mais qualidade nos produtos oferecidos e no atendimento prestado.
6 - Localização da loja de autopeças à venda
A localização é um outro ponto importantíssimo sobre o negócio. Se a escolha do local onde funciona a loja foi bem pensada, então isso influenciará no desempenho que ela terá.
Pergunte ao vendedor quais foram os critérios utilizados para a escolha do ponto comercial. Mas é importante que você também faça o seu “dever de casa”, aqui seria interessante pesquisar a vizinhança:
- Veja quais são os outros negócios por ali;
- Se houverem empresas que complementem o que você faz, então é ótimo. Por exemplo: lojas de venda de carros e oficinas mecânicas;
- Veja também como é a concorrência;
- Entre outras coisas.
7 - Lucros do negócio
E é claro que uma das principais coisas para se analisar na hora de investir numa loja de autopeças à venda é o seu lucro. Se o negócio não vai bem nesse aspecto, então deve-se repensar sua escolha.
Nessa etapa não se deve somente obter informações do atual dono, mas tudo precisa ser comprovado com documentos. Solicite para ele o histórico financeiro da empresa e peça para que seu contador de confiança analise tudo.
Veja tanto as receitas e despesas mensais, como também tenha acesso ao lucro anual dos três últimos anos. Isso ajudará o contador, ou mesmo o consultor de negócios, a avaliar se é um bom investimento.
8 - Sempre analise o valor de venda
Nunca aceite a primeira proposta anunciada, mas solicite a um consultor de negócios que avalie se a loja vale mesmo o preço anunciado. Para isso ele usará diferentes métodos a fim de chegar a um valor estimado, tais como:
- Fluxo de caixa descontado;
- Valor patrimonial;
- E múltiplos de mercado.
Os três métodos citados são os mais utilizados e a melhor forma de realizar esse cálculo é somando dois ou três desses.
Essas dicas são fundamentais para que você consiga chegar a um preço que seja justo. Desse modo poderá negociar com o dono da loja de autopeças à venda.
Pesquisa e encontre o negócio ideal
Nossa plataforma já conta com mais de 8 mil anúncios em diversos segmentos e em todo o Brasil.
Na Quero Um Negócio você pesquisa a empresa, ponto comercial ou franquia que deseja adquirir e encontra opções disponíveis em vários estados e cidades do país, podendo filtrar também por preço.
Comece a dar os primeiros passos para ser dono do próprio negócio hoje mesmo e conte com nossa ajuda. Acesse aqui e conheça todas as oportunidades de negócio que disponibilizamos para você.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!