Colocar um negócio à venda se trata de uma decisão que envolve questões financeiras e também emocionais. É por isso que antes mesmo de anunciar a sua oportunidade faz-se necessário entender como tudo isso funciona.
Temos a seguir 7 dicas para te ajudar na hora de anunciar sua empresa para venda. Essas dicas envolvem diferentes etapas para que você consiga fechar um bom negócio.
É muito comum que um empresário se sinta inseguro quando planeja vender o negócio, ainda mais quando é a primeira vez que fará isso.
Nesse aspecto, contar com alguns profissionais para suporte e dispor dos recursos certos, por exemplo, será de suma importância para prevenir muitas dores de cabeça e ainda obter o melhor preço pelo negócio. Mas saber como as coisas funcionam é outro requisito de suma importância.
Mesmo que você contrate um corretor de negócios, por exemplo, a fim de que o mesmo te ajude a vender a empresa, cabe a você fornecer a ele informações úteis e ainda fazer um acompanhamento de todo o processo. Isso é muito importante para fechar um bom negócio.
Todo cuidado é pouco ao anunciar um negócio à venda
Para garantir que você consiga realizar todo processo da melhor maneira possível, é importante já entender que todo o cuidado nesse tipo de transição ainda é pouco.
A primeira coisa que você deve saber é que poderá até dispensar um corretor de negócios e tentar realizar a venda sozinho (o que não é o melhor caminho a se tomar), contudo a ajuda de um advogado é algo indispensável.
Nesse tipo de negociação haverá contratos como o de compra e venda ou o acordo de confidencialidade, por exemplo, onde a figura do advogado será essencial.
E outra coisa importante é anunciar essa oportunidade num local adequado. É comum que alguns empresários subam seus anúncios de compra e venda de negócios em qualquer local que funcione como classificado, mas o ideal é que isso seja feito numa plataforma específica.
Ao anunciar seu negócio à venda numa plataforma específica as chances de chegar até as pessoas certas são maiores.
Mais uma dica essencial é dispor da equipe certa.
Corretor de negócios, contador/ consultor de negócios e advogado, essa é a equipe ideal para quem quer vender um negócio. Com a ajuda desses profissionais você mantém a negociação mais tranquila, obtém um bom preço pela empresa e ainda tem tempo para investir em melhorias na empresa.
Se quer ter sucesso, conseguir fechar um bom negócio, conte com uma equipe assim.
Mas a seguir temos outras dicas e orientações importantes para você que pretende vender sua empresa. Não importa qual o porte ou segmento dela, o que listamos a seguir será de grande ajuda.
1 - Como estão as finanças da empresa e a sua?
É importante que “a casa esteja em ordem” antes de querer realizar o trespasse (transferir a posse para outra pessoa). E um dos primeiros passos para isso é cuidar das finanças.
Quando os possíveis compradores vão pesquisar mais sobre o seu negócio esses esperam que a contabilidade do mesmo se encontre em dia.
Demonstrativos financeiro e demais documentos são alguns dos que se necessita ter em ordem, pois os interessados solicitarão acesso aos mesmos. Mas além disso: notas fiscais, fluxo de caixa, balanços e outros. É através da análise desses documentos que se saberá a saúde financeira da empresa.
Então, antes de anunciar seu negócio à venda trate de providenciar esses documentos.
Nesse momento é importante ter a ajuda do seu contador de confiança para manter esses documentos organizados.
Ainda sobre isso, quando você realizar esse levantamento poderá saber sobre a saúde financeira da empresa. E por que isso é importante? Isso é algo importante para identificar problemas e tomar as devidas providências antes de subir seu anúncio.
Caso a empresa identifique alguma pendência ou problema com as finanças, será possível solucionar isso o quanto antes e até mesmo evitar que o valor do negócio seja reduzido por algo assim.
2 - Por que decidiu colocar o negócio à venda?
Pode ser que você já tenha decidido vender a empresa ou esteja pensando nisso agora, mas por que quer fazer isso? Essa é também uma das primeiras perguntas que um possível comprador fará ao se deparar com seu anúncio.
Desse modo, como dono, é importante que você entenda suas razões para saber como responder o interessado. Talvez você tenha pensado em realizar a venda devido a querer se aposentar, por disputa de parceria, mudança de ramo de atuação, por querer focar em outro negócio, etc.
Existem muitas razões para querer vender uma empresa. E é importante que você identifique a sua. Isso ainda será importante para conseguir melhorar o preço de venda pelo qual ele será anunciado.
Mas, claro, há casos também onde um negócio é colocado para venda em virtude de problemas financeiros. Veja que nesse caso é comum que o valor do negócio seja reduzido e, consequentemente, seu preço de venda também.
De qualquer modo, é importante que você defina isso antes de prosseguir. Se precisar, conte com a ajuda de um profissional, como um consultor de negócios, para te orientar. Mesmo que você possa fazer muitas coisas sozinho nesse tipo de negociação, ter ajuda pode deixar tudo mais simples e eficaz.
Importante: além do possível comprador querer saber a razão que te levou a anunciar a empresa à venda, ele deseja que você possa comprovar o que diz. Será necessário então disponibilizar documentos que comprovem isso para os interessados. Os próprios documentos da empresa servirão para isso.
3 - Obtenha uma avaliação profissional da sua empresa
Como saber quanto vale seu negócio? Por meio de uma avaliação feita por um profissional.
Esse profissional realizará uma análise honesta do seu negócio à venda para te ajudar a definir o melhor preço de venda e ainda obter outras informações úteis.
Mas para que essa avaliação seja realizada, o avaliador deve ter acesso aos documentos financeiros do negócio. Além do que, ele fará um levantamento dos ativos e dos passivos da empresa.
Contratar um avaliador profissional trará confiança para os possíveis compradores.
Se você mesmo fizer essa avaliação ou contratar um funcionário da sua empresa para a realizar, o relatório emitido não será bem aceito pelos possíveis compradores, quais podem ser céticos quanto a avaliação feita por si mesmo (uma autoavaliação da sua empresa).
Mas atenção: certifique-se de que o profissional contratado é mesmo alguém de confiança. Veja que serão passados para esse profissional dados sigilosos da sua empresa, por tanto, que seja alguém em que você possa confiar tais dados e informações que são extremamente importantes para a sua empresa.
Para quem não sabe, a avaliação que o profissional realiza da sua empresa se chamada de valuation. E para que que o valuation seja feito se pode usar diferente métodos como: fluxo de caixa descontado, valor patrimonial, etc. É muito importante realizar esse processo antes de anunciar a empresa à venda.
Você pode realizar o valuation, contudo, o interessado na compra se sentiria mais seguro se isso fosse realizado por um profissional terceirizado. Haveria então mais credibilidade se esse processo não fosse realizado por alguém da sua esfera empresarial.
4 - O melhor momento para anunciar o negócio à venda
Sim, existe um momento ideal para colocar seu negócio à venda. É sabendo qual é esse momento para você que conseguirá fechar um bom negócio.
Quando você anuncia que está vendendo a empresa, deve considerar vários fatores como a situação do mercado, a situação da empresa, sua situação, etc. Todos esses aspectos são essenciais para saber se agora seria a melhor hora para vender seu negócio.
Se você não der atenção para isso e vender a empresa em qualquer momento, pode até ter prejuízos. O mercado oscila, impactando no preço de produtos e serviços nas empresas de diferentes segmentos e portes, por isso você precisa obter mais informações sobre ele.
Busque informações também sobre o setor onde seu negócio se encontra. Veja qual a situação do mesmo agora e se, com base nisso, seria viável vender sua empresa agora.
Haverá casos onde a melhor decisão seria aguardar um pouco mais antes de anunciar o negócio à venda. Em outros casos, a venda tão logo quanto possível seria a melhor decisão.
Mas haverá ainda casos onde seria ideal implementar melhorias no empreendimento antes de o colocar para venda.
Tenha aqui a ajuda de um consultor de negócios ou um corretor de negócios para obter dados valiosos quanto a isso. Qualquer um desses profissionais forneceria dados e informações importantes para te auxiliar nesse processo de compra e venda de empresas.
Mas, claro, se a venda for algo de urgência (para quitar uma dívida ou se a empresa passa por problemas), então não há muito o que fazer. Se agora for ou não um bom momento não fará muita diferença.
5 - Antes de vender uma empresa, é necessário preparar todos os documentos dela
Mais uma das dicas importantes é sobre a preparação dos documentos da empresa.
Citamos brevemente sobre a importância de manter as finanças organizadas e fornecer documentos atualizados para os interessados, o mesmo vale para os demais documentos do seu negócio à venda.
Se você for vender a empresa por si mesmo, terá que organizar esses documentos. E se pretende contratar um corretor de negócios, é também necessário dispor desses documentos devidamente organizados.
E dentre os documentos necessários para providenciar ao vender uma empresa há:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Documentos relativos à parte fiscal do negócio (quais deverá ser revisados por um contador);
- Contratos com funcionários;
- Contratos com clientes e fornecedores;
- Também, se se o imóvel for alugado, o contrato de locação do imóvel onde funciona sua empresa;
- Certidões negativas;
- Entre outros documentos.
Todos esses documentos terão que estar devidamente atualizados antes de você anunciar a empresa para venda.
O ideal é que você organize e atualize esses documentos com meses de antecedência. Uma das dicas que especialistas costumam dar para quem pretende vender a empresa é que se comece a tratar disso desde o primeiro dia de existência da empresa.
Nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode surgir, além do que, não são poucos os documentos que devem ser organizados. E quando você mantém os documentos do seu empreendimento em ordem com meses de antecedência isso torna as coisas muito mais fáceis e práticas.
6 - Outros aspectos: operacionais, equipamentos e mais
Antes de anunciar uma empresa para venda, cabe ainda tratar de outros aspectos importantes. E entre esses aspectos estão a parte operacional da empresa.
É necessário realizar uma descrição das políticas operacionais do seu negócio para o novo dono. Há ainda como elaborar um manual que o auxilie quanto aos procedimentos que são realizados ali.
Quando é feita essa transição de donos, se a mesma não for realizada devidamente a empresa pode sofrer impactos negativos. Não são raros os casos de empresas que têm prejuízos ou, e, casos mais graves, encerram as atividades por conta de uma transição inadequada.
E mesmo que haja os funcionários que podem auxiliar o novo dono, é ainda importante que ele disponha de instruções para poder consultar sempre que precisar.
De igual modo, é necessário que você informe agora aos potenciais compradores sobre as condições dos equipamentos e moveis que pertencem a empresa. Se se trata de um negócio que faz a locação de equipamentos, informe as condições deles e do contrato, por exemplo.
Nada deve ser omitido dos possíveis compradores. É importante ainda que quando um interessado entrar em contato e for marcada uma visita na empresa ele fique sabendo de todos os aspectos do negócio. Mas antes, o interessado deve assinar o acordo de confidencialidade.
Esse possível comprador deve ter acesso aos dados e informações da sua empresa apenas após assinar esse documento. Isso é importante para evitar vazamento de informações que poderiam gerar impactos negativos no seu empreendimento.
7 - Monte um teaser de apresentação para o negócio à venda
Já ouviu falar em teaser de apresentação? Se já participou de algum processo de compra e venda de empresa antes, então deve conhecer esse documento.
O teaser se trata de um documento onde constam informações mais detalhadas sobre a situação da sua empresa. É comum que esse documento seja disponibilizado apenas depois do interessado entrar em contato direto.
Com cerca de duas páginas, o teaser de apresentação traz um resumo dos principais ponto da empresa à venda.
O que esse documento visa é atrair possíveis compradores, então podem ser liberados os dados mais sigilosos, mediante a assinatura do acordo de confidencialidade.
É um profissional como um consultor de negócio quem deve elaborar esse documento para sua empresa.
Mas do mesmo modo que para obter informações sobre as finanças, situação fiscal e outras coisas sobre a empresa é preciso realizar uma pesquisa aprofundada, é necessário aqui também fazer um levantamento para obter mais informações sobre o empreendimento.
Com essas informações em mãos, o consultor de negócios será capaz de elaborar um bom teaser. Lembre-se que elaborar um bom teaser é importante para atrair os potenciais compradores.
Dentre os documentos que devem constar nesse documento podemos destacar:
- Visão geral do setor onde a empresa atua, resumo financeiro, descrição desse empreendimento, uma visão geral sobre clientes e funcionários, dados técnicos do negócio, qual será a transição com a venda (pretende vender todo o negócio ou parte dele?), entre outras coisas.
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