Comprar um pet shop pode ser, além de uma experiência empolgante, um ótimo investimento. Mas isso requer um planejamento cuidadoso e também uma abordagem estratégica.
Para garantir que fará um bom negócio, é essencial realizar uma pesquisa detalhada, analisar cuidadosamente as oportunidades disponíveis e tomar decisões fundamentadas em dados concretos.
Neste artigo, a Quero Um Negócio traz dicas valiosas para ajudá-lo a comprar um pet shop e ter sucesso.
Por que comprar um pet shop à venda e não começar do zero?
Comprar um pet shop à venda traz inúmeras vantagens se comparado a começar um negócio do zero. E há muitas vantagens em decidir empreende a partir de um negócio em funcionamento. A seguir listamos algumas delas.
Economize tempo
Uma das principais vantagens de comprar um pet shop pronto é a redução do tempo que se precisa para iniciar as operações.
Nesse investimento, você ainda herda a base de clientes estabelecida e a reputação do negócio, assim não terá que gastar tempo e esforço em campanhas de marketing e também na construção de marca, por exemplo.
Desse modo, você começa a gerar receita quase imediatamente, adiantando o retorno do seu investimento.
Conte com a infraestrutura do estabelecimento
Além disso, um pet shop à venda geralmente já conta uma infraestrutura física e operacional prontas. E isso te ajuda a economizar tempo e recursos também.
Você terá acesso a instalações prontas, estoque, sistemas de gerenciamento, equipamentos e mais. Isso eliminará a necessidade de buscar, negociar, investir e ter que cuidar de tudo isso, o que demandaria tempo até que o negócio estivesse operando.
Assim, comprar um pet shop dá a vantagem de ingressar no ramo com uma base sólida e operacional. Com isso você pode se concentrar na melhoria e expansão do negócio existente.
A ajuda do antigo dono
Outra vantagem importante é poder obter conhecimento e experiência do atual dono.
Ao comprar um pet shop em funcionamento, você aproveitaria o conhecimento e a experiência do proprietário atual durante no processo de transição.
Ele pode apresentar informações valiosas quanto as operações do negócio, os pontos fortes e fracos dele, os desafios específicos do setor e mais. Essa orientação pode ser importantíssima, especialmente se você é novo no ramo de pet shops.
Possibilidade de verificar dados sobre o desempenho financeiro do negócio
Ao comprar um pet shop, há também como avaliar o desempenho financeiro dele antes de tomar uma decisão. Diferente de um novo empreendimento, um pet shop em funcionamento terá demonstrativos financeiros que podem ajudar a avaliar sua lucratividade e estabilidade.
Você pode analisar receitas, despesas, margens de lucro e identificar o que pode ser melhorado. Essa análise financeira ajuda a tomar decisões assertivas e reduzir os riscos nessa aquisição.
Assim, comprar um pet shop pronto pode ser mais atraente para quem busca um retorno mais rápido sobre o investimento. A receita obtida pelo negócio existente ajudaria a cobrir os custos de aquisição e fornecer fluxo de caixa imediato.
O valuation para quem quer comprar um pet shop
O valuation é um processo que desempenha um papel fundamental quando se trata de adquirir um pet shop.
Esse processo fornece uma avaliação objetiva e abrangente sobre o valor do negócio, possibilitando que você feche um bom negócio.
Mas para que ele serve especificamente?
O valuation é importante para compreender o potencial de lucro, a saúde financeira e o valor dos ativos de um pet shop.
Em primeiro lugar, ele ajuda os compradores a identificarem se o preço de venda apresentado é justo. Ao analisar o desempenho financeiro do pet shop à venda, incluindo receitas, despesas e fluxo de caixa, o valuation traz uma base sólida para a negociação.
Além disso, ele leva em conta fatores como a reputação do estabelecimento, a localização e o potencial de crescimento. E tudo isso permite que os compradores avaliem profundamente o valor pet shop.
No valuation, o profissional faz uso de diferentes metodologias para chegar num preço de venda estimado. Mas é sempre importante usar mais de um método para ter algo mais concreto.
Valuation para identificar riscos
Outra coisa importante sobre o valuation é poder identificar riscos e oportunidades. Ao analisar os dados financeiros e operacionais do pet shop, cabe identificar áreas de melhoria e possíveis ameaças ao negócio.
Por exemplo: o valuation pode encontrar problemas de gestão ou necessidade de investimentos em infraestrutura.
Essas informações ajudariam os compradores a tomarem decisões melhores. Elas ainda seriam importantes para o desenvolvimento de planos estratégicos para maximizar o potencial do negócio após a aquisição.
Informações sobre os ativos do estabelecimento
Além disso, o valuation fornece informações sobre os ativos tangíveis e intangíveis do pet shop. Isso inclui: equipamentos, estoques, a reputação da marca, relacionamentos com clientes e fornecedores e também a força de trabalho ali.
Entender o valor de tais ativos é importante para a tomada de decisões de investimento e para analisar o potencial retorno sobre o investimento.
Assim, o valuation confere segurança aos para quem pretende investir num negócio pronto, reduzindo o risco de realizar uma aquisição ruim.
Ele proporciona uma análise imparcial e objetiva, com base em dados e também em metodologias financeiras reconhecidas. Isso ajuda os possíveis compradores a avaliarem com cautela os riscos envolvidos e o potencial de retorno.
A seguir trouxemos algumas dicas para ajudar quem quer comprar um pet shop, seja em qual cidade ou estado for.
1. Que tipo de negócio você busca e qual seu orçamento?
O quanto você está disposto a investir para adquirir esse negócio? E qual o modelo ideal de empreendimento desse tipo é o seu alvo? Existem pet shops de variados tamanhos e com distintos produtos e serviços também.
Assim, antes de buscar por um pet shop à venda, defina seus objetivos e o orçamento disponível.
Considere o tipo de pet shop que quer assumir: uma loja física? Um e-commerce? Ou quem sabe um negócio que alie o físico com o digital? Determine ainda o tamanho ideal do estabelecimento, a localização, se trabalhará com serviços como banho e tosa, a sua capacidade operacional, etc.
Estabeleça um orçamento realista a fim de prevenir problemas financeiros no futuro. Considere o preço de aquisição e ainda os custos operacionais contínuos, como despesas com estoque, marketing, funcionários, etc.
2. Pesquise o mercado e avalie as oportunidades
Antes de decidir qualquer coisa, pesquise de forma abrangente sobre a situação do mercado pet. E investigue também sobre o cenário atual para a localização desejada.
Analise a concorrência, se informe sobre as tendências, estude os hábitos de consumo dos clientes. etc. Não se esqueça de avaliar ainda as oportunidades de crescimento.
Identifique os pet shops disponíveis para aquisição e avalie a reputação e o desempenho financeiro deles. Verifique se o estabelecimento dispor de um histórico sólido, uma base de clientes fidelizada e se está funcionando de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
Aqui duas coisas são importantes: ter a ajuda de um corretor de negócios e dispor de uma plataforma para pesquisar por empresas à venda.
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3. Avalie a localização e o espaço físico
A localização é mais uma coisa importante na hora de comprar um pet shop. Considere aspectos como: acessibilidade, densidade populacional, a presença de concorrentes e o fluxo de pessoas por ali.
É importante que o pet shop esteja localizado numa área onde exista demanda por produtos e serviços para animais de estimação.
Também verifique o espaço físico disponível para o pet shop. É importante saber se o mesmo é adequado para acomodar: estoque, equipamentos e se há áreas adequadas para atendimento aos clientes. Lembre-se de sempre pensar grande, verificando se há como expandir o estabelecimento mais tarde (área).
4. Analise as finanças e os aspectos legais
Antes de dar prosseguimento com a negociação, realize uma análise minuciosa sobre as finanças do pet shop.
Solicite ao atual dono as demonstrações financeiras dos últimos três anos, incluindo: balanços, demonstrações de resultados e fluxos de caixa.
Analise cuidadosamente tudo e identifique possíveis áreas que merecem mais atenção, como dívidas ou baixa lucratividade. Quem pode te ajudar com isso é um contador que tenha experiência em contabilidade voltada para compra e venda de empresas. Há ainda como consultar um advogado especializado.
O advogado deve ser alguém com especialização em transações comerciais. Ele revisará os aspectos legais do processo de aquisição.
Verifique se existem litígios pendentes, obrigações contratuais para transferência ou renegociadas, se o pet shop se encontra operando de acordo com as leis e regulamentos relevantes, etc.
Por fim, analise o histórico de vendas do estabelecimento e as projeções. Faça uma análise cuidadosa das receitas e das despesas operacionais, além das margens de lucros e mais.
Compreender a saúde financeira do pet shop é importante para tomar uma boa decisão. Evite surpresas desagradáveis no futuro com esse investimento.
5. Avalie a base de clientes e a reputação do pet shop
A carteira de clientes de um pet shop é um ativo valiosíssimo. Então, se informe sobre a fidelidade dos clientes ali, sobre a taxa de retenção e a estratégia adotada para atrair novos clientes.
O que é importante também é saber como está a imagem do estabelecimento na internet. Para isso, cheque as redes sociais do estabelecimento ou procure pelas opiniões de clientes em plataformas como Google Meu Negócio.
Comentários e avaliações dos clientes tendem a trazer informações valiosas sobre a qualidade do serviço de uma empresa, sobre os produtos comercializados ali, atendimento e mais.
Analise também se o pet shop possui parceria com fornecedores de confiança. Lembre-se que os fornecedores podem impactar de forma positiva ou negativa no negócio. Se algum produto faltar e o fornecedor não puder repor o quanto antes, então o estabelecimento perderia vendas.
Mas bons fornecedores ainda ajudariam a tornar o negócio mais competitivo. Eles proporcionariam preços mais atrativos.
Se você quiser saber sobre isso, então terá que fechar um acordo com o atual dono para ter acesso a informações desse tipo. Esse acordo é chamado de acordo de confidencialidade e o mesmo ajuda a prevenir que informações sobre o estabelecimento vazem, chegando até concorrentes e outros.
Mas por que isso é tão importante? Se informações confidenciais sobre o pet shop chegarem até concorrentes, clientes ou funcionários, então isso poderia trazer danos para o estabelecimento. Um dos principais problemas é os clientes e funcionários pensarem que a empresa está falindo.
6. Verifique as instalações e os equipamentos
Outro passo fundamental é visitar as instalações do pet shop e avaliar o estado geral de tudo ali:
Analise as áreas de venda;
De armazenamento;
Se existe consultório dentro do pet shop, cheque as condições dele também;
E verifique quaisquer outras áreas.
Nessa visita, veja também as condições dos equipamentos ali. Verifique se eles se encontram funcionando devidamente e se atendem às necessidades operacionais do local. Considere ainda os custos de manutenção e atualização de equipamentos.
7. Avalie a equipe e o suporte pós-venda antes de comprar um pet shop
Por fim, verifique como se encontra a equipe de funcionários. Esse é um importante aspecto para estar atento se quiser investir em algo que tenha sucesso hoje e no futuro siga assim.
Conheça a equipe atual e avalie suas habilidades, a experiência e o empenho dela. Essa análise te ajudará a saber se a atual equipe é ideal para seguir ali ou se será necessário realizar uma sucessão. Se houver a necessidade de mudança, elabore um bom plano de sucesso.
Além disso, saiba se o atual dono teria disponibilidade para fornecer suporte pós-venda no momento da transição.
É comum que o antigo dono feche um acordo com o novo dono para permanecer no negócio por alguns meses a fim de fornecer suporte até a adaptação. Dentre o que ele fornece com esse suporte há: assistência, treinamento e mais.
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