Como colocar uma indústria de cosméticos à venda e chegar até os potenciais compradores? Há um caminho certo a percorrer se quer ter resultados e é sobre isso que falaremos aqui hoje.
A venda de um negócio é um grande passo que um empresário dá e uma decisão importantíssima sobre os rumos de sua vida, afinal de contas esse valor pode ser destinado a algum objetivo como mudar de ramo de atuação, aposentar-se, investir em negócios com coparticipação, etc.
Também, o empresário pode optar por vender uma indústria devido a alguma crise que afete o desempenho, não tendo ele recursos para contornar a situação. Ou, ainda, ele pode optar pela venda porque o negócio se valorizou e tem uma oportunidade para obter um bom valor por ele.
Não importa o motivo, com essas 7 dicas será possível chegar até os compradores certos.
Um consultor de negócios pode te ajudar a vender sua indústria de cosméticos por um bom preço
Você dedicou tempo, esforços e recursos para seu negócio chegar onde está, mas agora decidiu que é hora de vendê-lo. Obviamente, você quer vender pelo melhor preço e um consultor de negócios dispõe dos métodos e ferramentas para garantir um processo consistente e encontrar o comprador certo.
O consultor de negócios possui experiência com a venda de indústrias, empresas, etc. Ele estará munido também para te ajudar a responder questões como: por que vender minha indústria? Como e onde realizar a venda?
Desse modo, a primeira dica que damos aqui para você é contar com a ajuda desse profissional ao colocar sua indústria de cosméticos à venda. E se precisar desse tipo de ajuda, saiba que a Quero Um Negócio dispõe de consultores qualificados para te auxiliar na venda.
1 - Por que colocar sua indústria de cosméticos à venda?
Qual a razão (ou até mesmo razões) para colocar seu negócio à venda? É por questões familiares? Alguma crise? Pretende mudar de ramo ou focar em apenas um de seus negócios?
Definir isso faz-se necessário para elaborar uma boa proposta para os potenciais compradores.
2 - Reunir todos os documentos do negócio
Esse aqui é um dos passos onde muitos empresários, infelizmente, cometem erros.
Se você tem o objetivo de vender seu negócio, então deve organizar toda a documentação dele com meses de antecedência (alguns especialistas recomendam entre 1 a 2 anos, por exemplo).
Ainda que você não tenha o objetivo de vender uma indústria logo no começo, é importante agir se antecipar e agir como se projetasse isso no futuro (nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode surgir).
Dentre esses documentos:
- Demonstrativos financeiros (aqui deverá ter a ajuda de um contador);
- Todos os tipos de contratos (de aluguel, com fornecedores, clientes, etc.);
- Documentos fiscais (contribuições, entre outros);
- Licenças e autorizações;
- Entre outros.
O consultor de negócios poderá te orientar bem sobre o que precisará. E reiteramos aqui o quão importante é ter o auxílio desse especialista, ainda mais no caso da venda de uma indústria.
3 - O contrato de confidencialidade
Proteger a privacidade do seu negócio e a sua também é fundamental no processo de venda.
Se você colocar sua indústria de cosméticos à venda e deixar clientes e funcionários saberem disso, então podem surgir notícias distorcidas que poderão comprometer o desempenho do negócio.
Aqui na Quero Um Negócio nós temos um plano onde você deixa o processo para encontrar o comprador certo por nossa conta.
Nisso, nós nos responsabilizamos por analisar nossa base de contatos, encontrar interessados, fazer a qualificação e, em seguida, apresentar o comprador ideal para você. Tudo feito com total sigilo.
4 - Saiba mais sobre seu negócio antes de colocar sua indústria de cosméticos à venda
Quando se quer vender um produto ou serviço, então se analisa bem o que se tem. É comum elencar características e o que aquele produto ou serviço pode fazer na vida do potencial cliente.
Sabia que o mesmo acontece quando se quer colocar um negócio à venda?
É certo que o investidor quer ter acesso a números como faturamento anual e mensal, fluxo de caixa, estoque, número de clientes, etc., mas ele deseja enxergar valor também. E por valor dizemos a percepção de que seu negócio é valioso e um bom investimento para ele.
Mas como elaborar um anúncio que mostre que seu negócio tem valor? Basicamente, é necessário que você pesquise a fundo sobre ele. E aqui é importante deixar de lado a ideia de que já conhece seu negócio, pois você precisa se colocar no lugar de quem pretende investir num negócio pronto.
5 - Determine o quanto vale sua indústria
O cálculo para venda de um negócio não é algo simples.
Muitos acreditam que o cálculo deve ser feito tendo como base o lucro anual, multiplicando isso por x vezes ou mesmo que basta calcular tudo o que a indústria faturou até agora e fazer uma multiplicação por 5 ou 8 vezes, enfim.
Só que não é bem assim.
Existem outros fatores para serem considerado ao definir o quanto seu negócio vale. Alguns desses outros critérios seriam: o posicionamento no mercado, fluxo de caixa, etc.
Há métodos que um consultor de negócios pode utilizar para calcular o preço para venda da indústria (o chamado “valuation”), tais como: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial. Esses três são os mais utilizados.
6 - Resumo executivo
O resumo executivo é um documento que realiza um apanhado geral sobre a indústria: apresenta informações sobre processos operacionais, gerenciamento, missão do negócio, produtos produzidos, vantagens competitivas, entre outros.
Esse é um documento que deve ser elaborado com muito cuidado, pois fornece ao interessado uma visão clara e mais abrangente sobre a sua indústria de cosméticos à venda.
7 - Esteja preparado para visitas e vistorias
O interessado em adquirir sua indústria de cosméticos à venda, obviamente, fará uma visita ao local. Você precisa se preparar para isso e conseguir manter tudo sob sigilo nesse primeiro momento.
Prepare-se para responder questões sobre o negócio e para especialistas vistoriarem o local. É comum que essa vistoria aconteça porque o interessado quer ter certeza de que a parte estrutural encontra-se em dia (equipamentos, ambiente, etc.).
Outra coisa importante de mencionar é que os comprador pode querer alguns dias para analisar os documentos que você forneceu. Libere esse documentos apenas mediante um “acordo de confidencialidade” para evitar que informações sigilosas sobre seu negócio vazem.
Há muitas outras dicas, mas essa são as fundamentais para se ter sucesso na busca e negociação.
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Em nossa plataforma, além de consultores especializados, dispomos de todo um sistema para que você anuncie e venda seu negócio.
Por aqui você conseguirá encontrar o comprador em potencial para sua indústria de cosméticos, não importa em que segmento esteja:
- Indústria de fabricação de produtos para maquiagem;
- Loções corporais;
- Produtos de cuidados com a pele;
- Produtos para os cabelos;
- Indústria de perfumes;
- Entre outros.
Com a nossa ajuda você chegará muito mais rápido até o público certo com o seu anúncio.
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