7 dicas importantes para anunciar uma empresa para a venda

Por Urias em 23 de Setembro de 2021
7 dicas importantes para anunciar uma empresa para a venda

Pretende anunciar sua empresa para a venda? Temos aqui 7 dicas que te ajudarão a atrair compradores qualificados.

O processo de venda de um negócio requer não apenas habilidades para elaborar uma boa apresentação sobre ele, mas requer também que você tenha um conhecimento aprofundado da sua empresa: suas características, qualidades, o que a diferencia das demais.

Mas nesse processo muitas perguntas surgem:

Por onde começar? Como fazer os compradores enxergarem valor no ​​meu negócio? Eu preciso contratar um corretor? Ao contratar um corretor, devo ainda estar envolvido na venda do negócio? Quais são os potenciais obstáculos de uma venda?

Mas, claro, há muitas outras dúvidas nessa hora.

Desse modo, elencamos aqui alguns pontos fundamentais para se atentar na hora de anunciar um negócio para venda.

1 - A descrição da empresa para a venda deve ser clara e detalhada

O seu anúncio deve apresentar uma visão geral sobre o que é o negócio à venda: por que ele é uma boa oportunidade de investimento?

Aqui o comprador precisa se imaginar na posição de dono do seu negócio e colhendo os frutos do que ele oferece.

Mas é claro que as informações que forem descritas no anúncio precisam ser garantidas, ou seja, você deverá contar com documentos que comprovem o que foi mencionado.

Um outro ponto importante é que deve haver um equilíbrio: a descrição deve ser concisão, mas também completa. Se você não for específico quando descrever seu negócio, então corre-se o risco de apresentá-lo como mais um entre tantos. Com isso a chance de encontrar um bom comprador se reduz.

Em suma, compacte os pontos fortes do seu negócio e elabore uma descrição que destaque isso. Mas lembre-se que pontuar os pontos fraco, mas propondo ou indicando soluções. 

Antes de subir esse anúncio, recomendamos que faça uma pesquisa aprofundada. Tire um bom tempo para levantar dados e informações sobre o negócio e jamais acredite que conhece tudo sobre ele.

2 - Tome cuidado para não revelar coisas demais

Na hora de anunciar uma empresa para a venda é importante não revelar informações que deixem com que clientes, funcionários ou mesmo concorrentes identifiquem qual é essa empresa. E isso é importante para evitar repercussões negativas sobre ela.

O seu anúncio deve falar o suficiente sobre o negócio para que os compradores tenham interesse em saber mais, porém não muito a ponto de que quem o veja saiba qual empresa está sendo anunciada.

Aqui existem várias maneiras para isso:

- Quando realizar a descrição dela não insira dados específicos que possam dar a entender qual seja a empresa;

- Não insira informações como endereço completo do negócio;

- Evite fotos que mostrem a fachada ou quaisquer partes do negócio que possam dar a entender qual seja;

- E elabore um acordo de confidencialidade (NDA) com o interessado a fim de que ele não divulgue as informações que acessará sobre sua empresa. Esse acordo é um compromisso que o interessado assume, estando sujeito as penalidades previstas em lei caso não cumpra com o acordado.

Tudo isso te ajudará a evitar a exposição do negócio. Pois essas informações e o nome da empresa devem ser apresentados apenas quando se reunir com o interessado e ele assinar o acordo de confidencialidade.

3 - Organize as informações financeiras e fiscais da empresa para a venda

Ainda que não diretamente ligada a elaboração de um anúncio de empresa para a venda, a organização dos documentos financeiros e fiscais é algo de suma importância.

Como você garantirá que seu negócio à venda tem um lucro “X” por ano? Como poderá comprovar essa informação para o interessado em adquirir sua empresa? Isso é possível através dos documentos financeiros.

Um contador é a pessoa recomendada para te ajudar a reunir tais informações e dados, bem como os documentos referentes a parte fiscal como tributos, licenças, alvarás, etc.

4 - Faça uma qualificação de compradores

A fim de evitar perder tempo com especuladores ou curiosos, a qualificação de compradores é fundamental. 

Essa é uma etapa que te economizará não apenas tempo, mas também recursos ao anunciar uma empresa para a venda.

Nesse caso, do mesmo modo que o compradores faz questionamento a você que anuncia uma empresa, você pode solicitar informações para ele, tais como:

- Questionar o motivo dele estar interessado na compra do negócio;

- Perguntar também sobre a experiência dele com esse tipo de empresa;

- A sua capacidade financeira;

- Entre outras.

Mesmo que essas perguntas possam afastar alguns compradores em potencial, contudo, elas farão com que você tenha contatos de compradores sérios que entenderam o motivo de tais questionamentos.

Com a ajuda de um consultor de negócios esse processo se torna muito mais simples.

5 - Tenha em mente que esse é um processo demorado

É importante que você saiba que ao colocar sua empresa para a venda pode demorar em média um ano para concretizar a venda. Ou seja, essa é uma negociação mais lenta, mas isso é com razão, afinal de contas trata-se de uma transação de elevado valor. Aqui cada detalhe é crucial.

Desse modo, prepare-se para isso e cuide de cada momento para a venda de forma dedicada.

6 - Escolha o melhor momento para a venda

Um erro comum de muitos empresários é se esquecerem de elaborar uma boa estratégia de saída. Há casos em que a venda é feita muito cedo ou muito tarde, por exemplo.

É importante se certificar de que agora é o melhor momento para a venda. Coloque tudo em ordem e tenha certeza de que avaliou também o mercado para saber se é um bom momento para essa decisão.

Serão que há demanda suficiente? O que fará com o valor? Você está preparado também para se aposentar?

7 - Contrate um corretor de negócios

O corretor possui toda a expertise necessária para te ajudar a chegar até os compradores certos.

Esse profissional conhece as ferramentas e métodos para o cálculo do valor de mercado de um negócio, para realizar uma descrição clara e completa, etc. Ainda que não seja obrigatório, mas contar com os serviços dele te colocam muitos passos à frente para conseguir fechar uma venda.

Mas além de tudo isso, esse profissional ainda pode ser uma ponte entre você e os compradores. Quando você precisar qualquer orientações referente a venda, então poderá contar com o apoio dele.

Contratando os serviços de um corretor, então você poderá seguir administrando seu negócio enquanto ele qualifica compradores e pode encontrar o certo para que feche a venda.

Em suma, o corretor te fornecerá orientações de como proceder em cada etapa, bem como por ode começar. Reiteramos: não é algo obrigatório, mas é essencial.

Onde anunciar sua empresa para a venda 

Então você já entende quais são os passos fundamentais para fechar um bom negócio, mas onde anunciar? Para isso a Quero Um Negócio existe.

Nós disponibilizamos uma plataforma exclusiva para a compra e venda de empresas que atua em todo o Brasil, onde você, em poucos cliques, sobe um anúncio de forma independente e pode vender por conta própria ou contar com a ajuda de um dos nossos compradores para encontrar um comprador.

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