Anunciar um salão de beleza para venda e fechar uma boa negociação exige alguns cuidados. E temos aqui 7 dicas para isso.
Por diversos motivos um negócio é colocado para venda e saber quais passos são necessários, assim como quando dar cada um deles, é o que te ajudará a concretizar uma boa venda.
Neste artigo você confere algumas dicas importantes para vender o seu salão de beleza.
1 - Mantenha tudo organizado antes de anunciar o salão de beleza para venda
Tudo deve começar pela organização do seu negócio antes mesmo dele ser anunciado para venda.
Essa organização compreende reunir os documentos do salão e ver o que precisa ser atualizado, assim como tratar da parte financeira, reunindo demonstrativos, contratos e outros.
Caso um possível comprador entre em contato e solicite mais informações, você terá o que apresentar. Além do que, organizar as informações sobre o seu salão ainda te garante material para elaborar uma boa proposta de venda.
É por isso que é importante reunir documentos e outros que mostrem o negócio como sendo um ótimo investimento para os compradores em potencial. Reúna o máximo de informações que sejam relevantes sobre o salão.
Seu contador pode te ajudar na organização desses documentos e também no levantamento das informações sobre o negócio.
O ideal é que isso seja feito com meses de antecedência. Mas seria ainda melhor já deixar tudo organizado desde o primeiro dia de atividade no salão. Inclusive, muitos negócios já se planejam para um momento assim desde os primeiros dias, ainda que não tenham intenção de vender a empresa tão cedo.
2 - Tenha certeza de que é isso o que quer
Você tem certeza da venda? É isso mesmo o que quer fazer?
A decisão de vender uma empresa que você ergueu do zero e a fez chegar onde está nem sempre é fácil. E para que esse processo aconteça é essencial que exista antes um planejamento.
É por isso que algo importante a fazer é definir o motivo de querer vender o salão de beleza.
Talvez o motivo de o querer vender seja óbvio para você, mas é importante definir isso, já que se trata de um importante passo. Como explicar esse motivo para um comprador e como garantir o que está falando?
A decisão de vender uma empresa não é algo feito da noite para o dia.
É importante tirar um tempo para refletir e já definir quais caminhos tomará após a conclusão da venda.
Pretende investir num novo negócio com o valor que obter com a venda? Vai se aposentar? Mudará de ramo de atuação? Já tem outra empresa e focará nela? Enfim, defina isso também.
3 - Prepare seu salão de beleza para venda
É importante que o seu negócio torne-se menos dependente de você. Desse modo, os funcionários precisam aprender a lidar com diferentes situações ali sem que recorram a você a todo momento. Um negócio assim, com funcionários mais proficientes, possui mais valor no mercado.
Mas faça isso de forma gradativa, sem deixar em evidência para os funcionários que pretende vender a empresa. Mas a diante falaremos sobre a razão desse sigilo.
4 - Veja se é um bom momento para a venda
Depois de avaliar o seu salão, pode ser que o cenário atua e outros fatores tornem a venda inviável, devido ao preço ser abaixo daquilo que você esperava para concretizar um objetivo.
Nesse caso, o ideal seria rever se quer vender mesmo ou manter o estabelecimento e implementar melhorias nele. Ou talvez o mercado atualmente não esteja favorável para conseguir um bom preço na venda e esperar mais um pouco seria o indicado.
Um profissional de grande ajuda nesses casos seria um consultor de negócios. O consultor possui experiência tanto em finanças quanto em economia e mercado, podendo fornecer informações e dados valiosos, além de orientação.
E para maior segurança nesse processo, é possível solicitar ao profissional que fará esse valuation que assine um NDA.
O NDA é um acordo de confidencialidade, onde ele garante as informações da empresa não serão divulgadas. Isso assegura que o consultor não deixe vazas nada sobre a sua empresa ao longo do processo.
5 - Defina o preço de venda do seu negócio corretamente
Para a definição do preço de venda do seu salão de beleza é importante contar com a ajuda de um profissional.
Esse profissional realizará o chamado “valuation” que é um processo que utiliza diferentes métodos de cálculo a fim de chegar a um preço estimado do quanto seu negócio vale. Assim você não tem prejuízo e nem anuncia o salão por um preço além do que valeria, o que espantaria possíveis compradores.
Há diferentes métodos para isso e é sempre bom utilizar mais de um para se certificar.
O valuation é um passo extremamente importantes antes de colocar seu salão de beleza para venda. E apenas um profissional experiente o pode realizar, pois ele chegará num preço justo, que é bom para você e para o comprador.
6 - Mantenha a negociação e informações da empresa em sigilo
Outra dica extremamente importante é manter a negociação em sigilo.
Falamos sobre isso brevemente no tópico 3. Mas qual sua importância? Por que evitar deixar a informação da venda vazar?
Se clientes e funcionários ficarem sabendo assim do seu interesse em vender o salão isso pode gerar muitos boatos. Há casos em que os clientes pensam que o salão está à venda por razões financeiras e podem até mesmo deixar de frequentarem o local, causando queda nos lucros.
Em outro casos, os funcionários podem pensar que o negócio está falindo e quererem “abandonar o barco”.
Perder bons funcionários e clientes devido a esses boatos é muito ruim para os negócios. Por isso manter a confidencialidade é fundamental.
Também, mantenha informações sobre a empresa em sigilo até que o potencial comprador assine um acordo de confidencialidade. Esse documento garante que o interessado não vazará as informações que terá acesso sobre o estabelecimento.
Esse passo é extremamente importante para a segurança do seu salão, evitando que informações dele caiam nas mãos de concorrentes ou mesmo que dados importantes vazem e comprometam seus resultados.
7 - Anuncie no lugar certo e atraia compradores qualificados
Existem diversas formas de anunciar um salão de beleza para venda: para sócios, partilha de herança, mas há também como anunciar o negócio para venda para diversas pessoas que seriam prováveis compradoras: em sites especializados na compra e venda de empresas.
A exemplo disso há a plataforma da Quero Um Negócio que te oferece tudo o que precisa para negociar.
Disponibilizamos um ambiente seguro e prático para você anunciar e vender o salão de beleza. Mas se quiser pode ainda contar com o auxílio de um dos nossos consultores para isso, assim você dedica mais tempo para cuidar do salão e eles vão atrás de um comprador para você.
O seu anúncio fica ativo para usuários que são compradores em potencial em todo o país. E usando os filtros na hora de subir o anúncio é possível segmentá-lo e atrair compradores de determina cidade e estado, por exemplo.
Para saber mais sobre nossa plataforma e como anunciar seu salão de beleza agora (ou qualquer outro negócio) acesse aqui.
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