6 estratégias matadoras para vender um salão de beleza

Por Urias em 28 de Dezembro de 2022
6 estratégias matadoras para vender um salão de beleza

Sem as bases certas, vender um salão de beleza pode ser um processo desafiador. Mas neste artigo elencamos 6 dicas que te ajudarão a fechar um bom negócio de forma tranquila e também segura.

Chega um momento na vida de praticamente todo empresário em que a venda da sua empresa é algo inevitável, seja devido a mudança no ramo de atuação, aposentadoria, para injetar recursos com a venda parcial ou mesmo por conta de algum problema.

O fato é que vender um negócio pode proporcionar a solução que você precisa agora, mas para que isso ocorra bem e mais rápido é necessário entender como esse processo funciona.

Para vender uma empresa, independente do setor onde ela atue, existem alguns passos que são fundamentais.

Já é importante adiantar aqui que a venda de um negócio pode ser algo que exigirá que você contrate um corretor de negócios, por exemplo. Mas isso seria algo opcional, no entanto a contratação de um advogado e de um contador são essenciais. Mas ainda falaremos mais sobre isso.

Nas próximas linhas, reunimos 6 das melhores e mais importantes dicas para que você faça o trespasse do seu salão de beleza por um prelo justo e para quem cuidará bem do negócio.

 

O que é a venda de uma empresa?

Talvez essa pergunta soe estranha, já que a reposta é um tanto quanto óbvia. Mas o processo de compra e venda de negócios não se resume a anunciar seu interesse pela venda e descrever brevemente seu negócio para os possíveis compradores. Há muito mais.

Na realidade, esse processo já deveria começar quando você abre a empresa.

Mas como assim?

É que vender um negócio exige preparação, uma preparação que deve começar o quanto antes. Ao iniciar sua empresa, cuide para que todos os documentos dela estejam bem organizados e atualizados.

Desse modo, quando tiver que negociar com um possível comprador ficará mais fácil.

Com o salão de beleza pronto assim, há mais chances de fechar um bom negócio.

Quanto a estrutura desse tipo de venda, ela acontece entre duas partes: aquele que possui a empresa para venda e aquele que busca um negócio pronto para investir.

O processo é chamado de trespasse, que é quando você passa o negócio para outra pessoa. E nele há um contrato, que é o contrato de compra e venda, qual deve ser elaborado por um advogado especializado.

Mas para que essa venda aconteça, antes você deve também identificar seus motivos também.

O comprador vai querer saber por que você quer vender um salão de beleza e é importante convencê-lo com sua justificativa. Se você se colocar no lugar desse comprador, também iria pensar sobre isso.

 

Posso vender um salão de beleza se ele estiver com dívidas?

Caso o seu salão tenha solicitado um empréstimo para ampliar o negócio, por exemplo, é possível anunciá-lo para venda ainda com esse empréstimo em andamento.

O que se deve fazer aqui é deixar o possível comprador ciente desse empréstimo por completo. Isso quer dizer que ele precisará saber sobre o total que o salão pegou emprestado, o valor das parcelas, juros e em quanto tempo terminará de quitar o mesmo.

E se estiver com dívidas que tenha deixado o estabelecimento no vermelho, há também como seguir o mesmo processo. Essa é uma situação mais delicada e algo que fará a empresa perder seu valor de mercado também. Nesse caso, é expressamente necessário contar com o apoio de um contador.

 

Prepare sua saída

Se o dono é muito envolvido com o negócio, e parece que esse negócio apenas funciona bem com ele ali atuando, isso pode ser um problema.

Ao vender um salão de beleza assim, o valor que se pode obter por ele seria menor, pois isso o faz perder valor perante o mercado e possíveis compradores. Ao invés disso, trabalhe para que seu negócio dependa pouco de si. Isso ainda será importante para que a transição de donos seja tranquila.

Mas a preparação da sua saída deve ser algo feito com meses de antecedência, garantindo o bom desempenho da empresa.

 

Divulgar seu salão para todos pode ser um erro

Se você ficou assustado agora, não se sinta assim, pode ficar tranquilo. O que queremos dizer com isso é que deixar exposto o nome e endereço de um negócio pode ser algo que traria muitos prejuízos.

A maioria dos empresários que optam hoje por anunciarem suas empresas para venda optam pelo sigilo. E nesse sigilo eles evitam expor qualquer coisa que evidencie qual é a empresa.

Isso é algo que ajudará sua empresa a evitar notícias falsas que a poderia comprometer financeiramente. É comum, por exemplo, que clientes e até mesmo funcionários acreditem que a empresa esteja à venda devido a problemas financeiros, o que pode não ser o seu caso.

O que recomendamos, logo, é que ao vender um salão de beleza, o anuncie sem citar nome, endereço ou quaisquer informações que possam deixar pistas de qual empresa se trata. Isso é algo que protegerá o desempenho e a saúde financeira da empresa.

 

Prepare um teaser de venda

Outro ponto importante para vender um salão de beleza é elaborar um teaser para apresentar sua empresa para os potenciais clientes. Esse documento deve ser feito por um profissional para que seja bem elaborado e tenha validade.

No teaser estarão informações mais completas, uma vez que ele é apresentado depois que um potencial comprador entra em contado por meio do anúncio que você subiu numa plataforma específica, a exemplo da Quero Um Negócio.

Mas vejamos agora quais as 6 dicas essenciais para conseguir anunciar e vender um salão de beleza.

 

1 - Prepare-se com antecedência

Vender um salão de beleza é um processo que exige meses de antecedência para que as coisas corram bem. O ideal é fazer isso com pelo menos um ano de antecedência, pois isso dará tempo para você organizar as coisas e rever o que precisa de melhorias, por exemplo.

Caso exista algum problema que exigiria alguma reforma, manutenção ou mesmo troca de equipamentos, por exemplo, saber isso antes de ter anunciado a venda do negócio evitaria muitas dores de cabeça com um comprador.

O que te orientamos também é que tenha a ajuda de um consultor de negócios ou de um corretor de negócios nesse processo. E se contar com um profissional do tipo, o ideal é que o mesmo esteja com você desde o começo.

Mas esse profissional deve ser alguém experiente nesse tipo de negociação, desse modo as chances de êxito numa negociação são maiores.

Claro que esse é um processo que você é livre para cuidar sozinho, mas ter essa ajuda seria fundamental.

 

2 - Elabore o teaser para vender um salão de beleza

Como citamos, o teaser de apresentação é um documento importantíssimo para apresentar sua empresa aos compradores. Nela você pode descrever como seu salão opera, citar as vantagens dele como carteira de clientes e localização, se ele possui parcerias, etc.

Esse documento, apesar de ser algo apresentado após um potencial cliente entrar em contato (sendo alguém com real interesse) e solicitar mais informações sobre o salão, é algo que deve ser elaborado já quando decidir vender o negócio.

Tome o tempo que precisar para trabalhar na criação do teaser, que deve ser direto ao ponto, porém esclarecedor. No geral, ele precisa ter ao menos duas páginas, onde ali estarão informações mais detalhadas sobre a empresa.

Você apenas deve tomar o cuidado de não repetir no teaser o que consta no seu anúncio para vender um salão de beleza. Se o interessado se deparar com algo assim, ele pode perder o interesse em negociar com você, pois se sentirá inseguro.

Esse documento é uma espécie de carta de apresentação do seu negócio para quem busca empreender nessa área. É por isso que ele deve ser bem elaborado e que isso seja feito o quanto antes. Caso precise atualizar alguma informação depois, fica mais fácil com o documento pronto com antecedência.

 

3 - Destaque o espaço e a localização

Quem busca um salão de beleza à venda hoje sabe que um local desses quando bem localizado consegue mais clientes. Estar numa rua onde sua visibilidade seja boa pode fazer mais possíveis clientes chegarem até lá.

Além disso, se o salão usa redes sociais ou é divulgado por meio de plataformas como o Google Business, haverá clientes que chegaram até ali por terem conhecido o estabelecimento por meio desses meios. E é importante que o local seja fácil de ser encontrado, do contrário o possível cliente pode desistir.

Se o seu salão de beleza à venda possui uma boa localização, deixe isso bem claro para o possível comprador. Essa é uma grande vantagem que você pode e deve explorar para fechar um bom negócio.

Já sobre o espaço, é importante que ele esteja em boas condições. E se há algo que precisa ser reparado, há aqui duas possibilidades:

-Você pode realizar a melhoria necessária, custeando tudo;

- Ou há também como deixar isso a cargo do possível novo dono, divulgando para ele as condições do imóvel ou estrutura. Se optar por isso, então será preciso negociar um desconto segundo o que precisará ser feito.

 

4 - Determine adequadamente o preço para vender um salão de beleza

Uma das etapas que mais podem gerar complexidade é a de definição do preço de venda do salão de beleza.

O preço para venda desse estabelecimento não deve ser nem muito acima e nem abaixo do preço de mercado. Em ambos os casos, você poderia perder a oportunidade de conseguir fechar um bom negócio.

Se o negócio for anunciado por um preço acima dessa média de mercado, os possíveis compradores seriam afugentados pelo preço fora da realidade. Por outro lado, se o negócio for anunciado por algo abaixo dessa média isso também seria um problema, com o interessado desconfiando da oportunidade.

É por isso que nessa etapa serial ideal contratar um corretor de negócios para determinar um preço ideal de venda. Com a contratação dele você ainda obteria credibilidade diante dos potenciais compradores, pois esse profissional é terceirizado e nada tem a ver com sua empresa.

Do mesmo modo que a contratação de um advogado e de um contador deve ser feita buscando alguém com experiência em compra e venda de empresas, contratar um corretor de negócios é algo que deve ser feito com foco em alguém com experiência de mercado.

O processo de precificação de negócios é chamado de valuation e o mesmo ajuda a estimar um preço com base em dados como fluxo de caixa. Há diferentes métodos usados no valuation para se obter esse preço de venda, porém entre os mais usados estão:

- Fluxo de caixa descontado;

- Valor patrimonial;

- Múltiplos de mercado.

O ideal é sempre usar mais de um método para esse cálculo, desse modo se tem algo mais assertivo.

 

5 - Decida se contará com um corretor de negócios ou se venderá você mesmo

Quem quer vender um salão de beleza pode fazer isso por si mesmo ou contratando um corretor de negócios. A segunda opção gera mais tranquilidade para você, pois o corretor se encarrega de tudo, tendo você apenas que cuidar da empresa.

O corretor pode ajudar na reunião de informações sobre a empresa a fim de elaborar uma boa descrição para o anúncio. Esse profissional ainda pode atuar na criação do teaser para apresentar sua empresa da melhorar maneira.

Mas se você quiser assumir esse papel, é importante que tenha conhecimento em finanças, além de saber como realizar cálculo como o valuation e estar atualizado com o mercado a fim de realizar previsões.

Veja que esse é um processo muito importante e que exige atenção e cuidados para que tudo saia bem. Vender um salão de beleza é um processo, logo, há muitas etapas que precisam desse cuidado. Se você sentir que não dará conta de tudo, então não hesite em contratar um corretor de negócios.

 

6 - Organize as demonstrações financeiras

O que os possíveis compradores querem saber também é qual o lucro e as despesas do salão.

São esses demonstrativos financeiros que mostrarão aos possíveis compradores a saúde financeira do salão.

Para evitar perder tempo e ainda haver erros nos documentos, organize o quanto antes esses documentos da empresa. É imprescindível contar com a ajuda de um contador nessa etapa.

Organizar esses demonstrativos ainda será importante para que você mesmo identifique problemas nas finanças do salão e os possa solucionar o quanto antes.

Dentre os demonstrativos que deve preparar estão: Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa, DRE (Demonstração de Resultados do Exercício), DLPA (Demonstrações dos Lucros ou Prejuízos Acumulados) e outros.

Veja que não são poucos documentos os que deve organizar. A ajuda de um contador aqui é fundamental.

 

Dica extra: qualifique compradores

Como saber que está negociando com alguém que é mesmo um potencial comprador? Par isso é feita a chamada “qualificação de compradores”.

Esse processo de qualificação se trata de você ou um consultor/corretor de negócios averiguar se o interessado possui, além do capital, o que é preciso para assumir seu negócio.

Aqui é você quem questiona o potencial comprador, querendo saber qual a experiência dele na área, qual seria a forma de pagamento, se ele já atuou num negócio desse tipo ou se já possuiu uma empresa nesse setor, etc.

Se o seu salão é um negócio com um valor sentimental e você gostaria de passá-lo para alguém que o administrasse tal como você o faz agora, essa qualificação de possíveis compradores será importantíssima.

 

Vender um salão de beleza na Quero Um Negócio

Anuncie seu salão de beleza e recebe propostas de interessados de vários locais do Brasil. Com a nossa plataforma de compra e venda de negócios você pode ser encontrado pelas pessoas certas, pois estará anunciando num local especializado.

Nosso portal é um dos maiores do país para esse tipo de negociação, contando hoje com centenas de anúncios de vários estados municípios.

Compradores e vendedores se encontram no nosso portal, que ainda ajuda ambos a fecharem o melhor negócio com a ajuda dos nossos consultores.

Os consultores da Quero Um Negócio podem ajudar você quem quer vender um salão de beleza. Contamos com profissionais que irão buscar em nossa base de contatos qualificados e os direcionarão até você.

Essa e outras vantagens, como a possibilidade de usar filtros no anúncio, te ajudarão a estar em contado com potenciais compradores. Acesse aqui para conhecer nosso portal e saber como anunciar hoje mesmo.

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