6 erros comuns para evitar nos anúncios de venda de empresas

Por Urias em 26 de Agosto de 2021
6 erros comuns para evitar nos anúncios de venda de empresas

Na hora de anunciar a venda de empresas, existem passos importantes para ter êxito ao fechar negócio. E não dar a devida atenção para eles pode te fazer perder uma oportunidade ou mesmo gastar bastante tempo em algo que poderia ser mais rápido.

Foi por isso que separamos aqui os 6 erros mais comuns de quem anuncia um negócio à venda e como não cometê-los.

 

1 - Poucas informações

Um anúncio de venda de empresas com poucas informações, além de não ser atraente para o potencial comprador, ainda pode fazer ele desistir, pois sentirá que não houve um comprometimento em organizar e apresentar as informações necessárias.

O primeiro passo na hora de criar um anúncio é reunir as informações sobre seu negócio e preencher os campos com o que é solicitado. Não deixe nada em branco, quanto mais informações houver, então maiores serão as chances de atrair potenciais compradores.

Dentre as informações que não podem faltar estão: data da fundação, lucro anual, lucro mensal, quantidade de funcionários, setor, etc.

Mas aqui na Quero Um Negócio você pode ficar tranquilo, pois em nossa plataforma indicamos quais informações deverá incluir no seu anúncio.

 

2 - Não deixar um meio de contato

Como o comprador pode falar com você, obter mais informações ou negociar se não há e-mail ou telefone para contato?

É importante mostrar que você está disponível e através do contato isso é possível. Mas isso ainda passa segurança para o interessado.

Lembre-se de responder e-mails e atender ligações o mais rápido possível. Essa acessibilidade ajuda a aumentar suas chances de ter contatos qualificados.

 

3 - Poucas fotos ou fotos de baixa qualidade

As foto são também importantes, uma vez que o potencial comprador não poderá ver as instalações nesse primeiro momento.

Boas fotos podem despertar o interesse nos compradores em quererem saber mais sobre o negócio à venda. É a foto a primeira coisa com a qual o investidor se deparará sobre seu anúncio.

Fotos das instalações da empresa ajudam o comprador na visualização, conseguindo se imaginar ali.

Mas aqui há algo importante: tire fotos apenas da parte interna do negócio ou da parte externa evitando muitos detalhes, não o exponha nesse primeiro momento. Mantenha a confidencialidade até que tenha conseguido fechar negócio.

Divulgar informações confidenciais sobre o negócio no anúncio pode expor sua empresa e, ainda, afastar os compradores. Um comprador pode não querer investir num negócio à venda que tenha exposto suas informações na internet.

Uma coisa importante é que, na hora de negociar com um potencial comprador, faça com que ele aceite assinar um contrato de confidencialidade, garantindo que não divulgará as informações sobre a empresa. Informações confidenciais devem ser passadas apenas depois desse contrato assinado.

 

4 - Revisar as informações nos anúncios de venda de empresas

Já imaginou fazer uma anúncio as presas e ao invés de colocar um faturamento mensal de R$ 10.000,000 colocar um faturamento de R$ 100.000,00 ou mesmo R$ 1.000,00?

Ou, em outro caso, pense que errou na hora de inserir o telefone de contato ou e-mail e agora as pessoas estão ligando ou enviando mensagens para outra pessoa?

Revisar o anúncio antes de enviá-lo é algo de extrema importância quando se trata da venda de empresas.

Tire um tempo em que esteja calmo para subir o anúncio, pois a pressa é inimiga da perfeição.

 

5 - Descrições muito longas

Sim, a descrição do anúncio de um negócio à venda deve ser completa, mas não longa demais. Tente filtrar o que é essencial e criar um anúncio atrativo e direto ao ponto.

Um erro comum nos anúncios de venda de empresas é querer passar todas as informações ali. Poucas pessoas tem paciência para lerem descrições com muitas informações, por isso seja breve.

Pode acontecer de uma pessoa perder até mesmo o interesse devido ao anúncio ser muito extenso, sabia?

Se o comprador ficar interessado, então ele entrará em contato para obter maiores informações.

Mas isso não quer dizer que você deve criar apenas um anúncio descrevendo lucros, receitas, data da fundação e pronto. Esse é um outro extremo que pode afastar os interessados.

Foque também em descrever os pontos fortes do negócio. É por isso que investigar sua empresa a fundo é um passo importantíssimo.

 

6 - Informações que divergem

Nunca coloque num anúncio de venda de empresas uma informações que sejam fora da realidade do negócio. Os compradores podem sentir que você este omitindo ou inventando.

Se você colocar, por exemplo, que o seu negócio tem um faturamento mensal de R$ 50.000,00, esse dado deverá ser comprovado depois por meio de documentos que serão analisados por um consultor ou contador. Se for comprovado que houve divergência, então você perder toda a credibilidade.

É importante ser sincero na hora de passar a informações. E se houverem problemas por solucionar ou que foram solucionados, descreva sobre eles, relatando o que foi e o que precisa ser feito. Isso é fundamental para passar credibilidade aos potenciais compradores.

Caso necessário (e é o que recomendamos) conte com a ajuda de um consultor de negócios para te ajudar a reunir informações verídicas sobre sua empresa à venda. Esses profissional possui as habilidades e conhecimentos necessários.

 

Outras dicas importantes

Outro erro comum é esquecer-se de se colocar no lugar do comprador. Entender o perfil dos possíveis clientes te trará uma vantagem e tanta na hora de criar anúncios de venda de empresas.

Pode ser que o negócio que esteja anunciando tenha um público interessado na localização ou na carteira de clientes ou mesmo da estrutura do local. Desse modo, então você sabe que precisará destacar isso nos anúncios. Isso aumentará as chances de conseguir fechar negócio.

E um outro erro é não avaliar o negócio. Essa avaliação ajuda a levantar informações importantes e também a definir um preço segundo o que descreve o mercado.

Negligenciar essa avaliação pode, por exemplo, fazer você colocar um negócio à venda por um preço muito abaixo, gerando desconfiança, ou muito alto, o que afastaria os interessados.

 

E opte sempre por anunciar empresas à venda em sites especializados como a Quero Um Negócio, pois as chances de chegar até o público certo são maiores.

Por fim, não mostre-se desesperado. Anunciar mostrando desespero como usar títulos “venda urgente” demonstra que você aceitaria qualquer proposta para uma venda rápida. Isso pode ainda gerar desconfiança ou fazer os compradores se sentirem pressionados e se afastarem.

 

O que é e como funciona a Quero Um Negócio?

Como mencionamos, somos uma plataforma de compra e venda de negócios que atende em todo o Brasil. A Quero Um Negócio atua com a intermediação de negociações de indústrias, franquias, pontos comerciais, empresas, etc.

Esse é um meio prático e mais eficaz de criar anúncios segmentados, uma vez que as pessoas que acessam nosso site são interessadas na compra ou venda de negócios, diferente do que seria anunciar em sites de classificados gerais, por exemplo.

Poucos minutos é o que você precisa para criar seu cadastro, subir um anúncio e estar pronto para receber contatos qualificados. Nossa plataforma ainda traz a opção de deixar por conta dos nossos consultores encontrar o comprador ideal entre nossos contatos.

Saiba mais sobre o processo de venda de empresas na Quero Um Negócio acessando aqui.

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