5 sinais de que chegou a hora de vender o restaurante e não colocar o negócio em risco

Por Urias em 07 de Outubro de 2021
5 sinais de que chegou a hora de vender o restaurante e não colocar o negócio em risco

Será que chegou o momento de vender o restaurante? Temos aqui 5 indicadores que mostram quando a venda é necessária para evitar comprometer o negócio.

O setor alimentício é muito promissor no Brasil, estando entre os poucos que não sofrem os impactos fortes de uma crise econômica. E esse é um ótimo indicador de que a venda do seu restaurante pode ser um ótimo negócio, já que muitos querem investir nesse segmento.

Felizmente, hoje no Brasil a venda de negócios já é uma realidade. O que tornará o processo menos pesaroso.

Existem aquelas decisões que devem ser tomadas para o bem de todos os envolvidos. E no caso da venda do seu restaurante, isso pode ser algo necessário para você e para ele.

Novos desafios surgem, novos objetivos, você quer se aposentar, enfim, há muitas coisas que te levam a querer vender o restaurante. E dessas nós listamos 5 principais que devem ser observadas para saber se agora é a hora de repassar seu restaurante.

1 - Não é mais uma coisa que você queira

A primeira coisa é bastante direta: ter um restaurante já não é mais o seu objetivo. E não é ideal que você siga com um negócio que não te dê a sensação de realização, que te faça querer acordar todos os dias pronto para ir à luta.

Objetivos mudam, propósitos mudam, logo, há algum tempo ter um restaurante era o seu sonho, mas pode ser que agora você queira seguir por novos horizontes.

Pode ser que você queira investir em outro ramo, voltar para o seu antigo emprego, etc. Não importa. Pode ser até mesmo pela falta de energia para seguir adiante.

O fato é que se você sentir que esse negócio já não é mais o que você quer, isso pode significar que é hora de mudar.

2 - Vender o restaurante quando o desejo é se aposentar  

Depois de ter trabalhado uma vida inteira para fazer o negócio chegar onde está, agora você quer apenas relaxar. E isso é bastante justo.

Tudo bem, mas nesse caso você poderia colocar a empresa para algum familiar gerenciar, certo? No entanto, isso não te fará se desligar por completo do negócio, o que ainda pode te gerar preocupações. 

Além do mais, vender o restaurante te dará mais tranquilidade, descanso e saldo para sua reserva financeira. Com esse valor adicionado ao seu capital, então você pode desfrutar de uma aposentaria muito mais tranquila, além de garantir segurança e conforto para sua família.

3 - Falta de capital para investir no negócio

O capital é fundamental para abrir e para manter um restaurante. Mas quando falta esse recurso, então o seu negócio não conseguirá ter um crescimento num ritmo sustentável.

Pode ser que falta capital quando você mais precisa para ampliar o restaurante, implementar melhorias, etc. Nesse caso, vender o restaurante seria a melhor saída para evitar a quebra. 

Mas aqui há como fazer a venda total ou também a venda total, essa última com foco em injetar recursos e, assim, manter o ritmo de crescimento.

4 - Quando é necessário cuidar da sua saúde ou da saúde de algum familiar

Em caso de ter que lidar com problemas de saúde graves, o mais importante é a saúde. Ou seja, entre a empresa e uma doença grave, a primeira é, sem dúvidas, a mais importante.

Isso pode significar que direcionar seus esforços e recursos para o tratamento de um problema de saúde sério pode acabar comprometendo o negócio, pois você não estará ali presente, dando tudo de si, ainda mais no caso de problemas que requeiram um longo período de tratamento.

Essa sua falta no negócio pode impactar no desempenho dele.

Nesse caso, o ideal seria optar pela venda, tendo agora mais tempo para dedicar a cuidar da saúde, além de possui um valor para investir nos tratamentos devidos.

O mesmo é no caso de se estar enfrentando uma situação extremamente delicada e que exija 100% de sua dedicação por um longo tempo como, por exemplo, um processo na justiça. Mas nesse caso é importante pensar bem se esse é o melhor caminho.

5 - Vender o restaurante quando o mesmo se supervalorizou

Ao contrário do que muitos pensam, vender o restaurante é uma decisão também quando ele está no seu melhor momento.

Com o crescimento do negócio aumentam as responsabilidade e os riscos também. E se isso é algo que te assusta, então pode ser um excelente momento para colocar seu restaurante à venda.

E como o negócio se supervalorizou, você pode obter um bom valor pela venda dele. Mas conte com a ajuda de um corretor de negócios para te ajudar com o processo de venda.

Aqui na Quero Um Negócio você pode anunciar seu restaurante à venda e escolher entre vender você mesmo ou contar com a ajuda de um dos nossos consultores. Investigamos a partir da nossa base de contatos aquele potencial comprador.

Outros indicadores de que é a hora de vender o restaurante

Mas além de todos esses motivos, ainda pode significar um bom momento para a venda quando o seu restaurante não é mais algo alinhado aos seus interesses pessoais. Isso significa que é hora de rever as coisas.

Na época em que você abriu o restaurante era tudo desafiador e uma novidade, mas agora isso não parece mais atrativo. E, nisso, pode ser que investir em outro tipo de negócio seja melhor para você.

Uma das características de boa parte dos seres humanos é que eles estão sempre em busca de mudanças.

Caso você esteja seguindo por uma direção e o negócio por outra, então esse pode ser um forte indicador de que é hora de mudar de ramo de atuação: a venda seria a melhor opção. E com o valor da venda você poderia investir em outro negócio pronto ou montar algo do zero.

Há casos em que se recebe uma boa proposta, acima do valor de mercado, sendo algo para se pensar. Pode ser que você não receba mais uma proposta assim no futuro.

Outro caso seria a existência de problemas com sócios, o que se solucionaria com a venda do negócio. Se há conflitos de interesses, aqui há como vender apenas sua parte, por exemplo, ou ambos venderem tudo.

Por fim, quando você está passando por dívidas pessoais, então esse pode ser um indicador para vender o restaurante. Você quita o que precisa e fica mais tranquilo.

As dívidas com instituições financeira, por exemplo, crescem como uma bola de neve, sendo ainda pior no caso de grandes quantias. Os benefícios com a venda do seu negócio são: livrar-se dos juros, diminuir o stress e, quem sabe, ainda conseguir investir em outro negócio.

Anuncie o seu restaurante à venda aqui

Quer encontrar o comprador certo para o seu restaurante? Então anuncie na plataforma da Quero Um Negócio. 

Levamos interessados em empreender até donos de negócios e proporcionamos para ambos um site seguro e simples de usar. Aqui há anúncios de negócios dos mais diversos segmentos em todo o Brasil.

Temos soluções sob medida para quem quer repassar um ponto comercial, franquia, indústria, comércio, etc. Nossos planos atendem aos requisitos de cada cliente.

Acesse aqui e veja como a nossa plataforma funciona.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..