5 dicas para vender empresa de Terceirização de Serviços de Portaria

Por Lucio em 09 de Abril de 2024
5 dicas para vender empresa de Terceirização de Serviços de Portaria

Chegou o momento e você deseja vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza? Temos 5 dicas que o ajudarão a realizar isso da maneira apropriada e garantir uma boa transação.

Milhares de empresas são abertas no Brasil todos os anos, incluindo empresas do setor de segurança. Contudo, nem sempre esses empreendimentos seguem com um mesmo dono por muito tempo.

Há diversos fatos e acontecimentos que levam um empreendimento a mudar de dono: o atual dono deseja se aposentar, ele possui outra empresa e quer focar apenas nela, talvez haja problemas com sócios e a venda seja a solução, etc. O fato é que vender um negócio é algo cada vez mais comum no país.

E ganha quem adquire um negócio, podendo então empreender sem começar do zero, assim como ganha quem o vende, conseguindo capital para seguir por novos caminhos.

Uma empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza é hoje muito valiosa pelos serviços que oferece. Há baste demanda nesse setor, logo, um negócio assim se sobressairia se trabalhasse bem. Desse modo, você aumenta as chances de fechar um bom negócio, sabia?

Com essa demanda há também valorização do negócio. E com a valorização há como melhorar o preço de venda dele. Mas há muito a se falar sobre esses e outros aspectos na hora de vender um negócio e reunimos algumas delas nas 5 dicas que preparamos a seguir.

Agora é a melhor hora para vender? Trate disso antes

O melhor momento para vender uma empresa depende de distintos fatores, como o estado do mercado, a saúde financeira do negócio e mais.

De modo geral, o aconselhado é considerar a venda quando a empresa se encontra em um ponto alto, tendo um bom desempenho e perspectivas de crescimento futuro.

Esses momentos de bom desempenho incluem, por exemplo, momentos em que a empresa conquistou metas financeiras importantes, como é o caso do aumento nas receitas e lucros, ou quando ela se encontra em uma posição de liderança no seu setor.

Além do mais, é importante ter ciência sobre as tendências do mercado. Se o setor onde a sua empresa opera passa por um período de valorização ou caso exista um interesse crescente por parte dos investidores, essa seria uma oportunidade favorável para a venda.

De igual modo, alterações na legislação ou regulamentações que afetem o negócio e para as quais você não estaria preparado poderiam indicar que essa é a hora de ver uma saída estratégica.

Por outro lado, caso a empresa enfrente desafios expressivos, como a queda nas vendas, problemas financeiros ou mesmo disputas legais, seria mais complexo encontrar compradores, o que te obrigaria a vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza por um preço menor.

Mas no caso acima, ainda seria interessante esperar e adotar medidas para melhorar essa situação antes de procurar ativamente a venda a empresa de facilities.

Esclarecido isso, vejamos as dicas que o ajudarão com a venda da sua empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza.

1 - Vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza: definindo o preço de venda

Um dos passos cruciais para a venda de um negócio é determinar o quanto ele vale. E para isso usam-se algumas técnicas e procedimentos que ajudam chegar até um preço razoável, segundo o mercado.

Mas para realizar essa definição, antes é importante obter dados e informações sobre o mercado, sua empresa e concorrentes.

No chamado valuation, que é o processo para saber quanto vale uma empresa, há como usar diferentes métodos para definir o preço de venda do seu negócio à venda. E entre esses métodos há o fluxo de caixa descontado, o valor patrimonial e o múltiplo de mercado.

E para cada um desses métodos é necessário dispor de distintos dados. E há, por exemplo, os múltiplos de mercado, onde se compara uma empresa com outras de um mesmo setor e porte.

Desse modo, é importante reunir o máximo de informações que puder sobre o negócio. E com isso você consegue definir um preço apropriado para a sua empresa.

Mas lembre-se de manter os documentos financeiros, ficais e tributários da sua empresa organizados. O uso deles será essencial nessa etapa do processo de venda.

Outra recomendação que deixamos é que você conte com a ajuda de um profissional nesse aspecto.

É importantíssimo ter uma compreensão realista sobre o valor de sua empresa. Isso tende a envolver a contratação de um avaliador profissional ou de um corretor de negócios para o ajudar.

O corretor de negócios pode te ajudar a determinar o preço de venda ideal ao vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza. E com esse preço justo e competitivo, suas chances de venda aumentam.

2 - Se organize financeiramente e psicologicamente para isso e organize as finanças da empresa

Antes de colocar o negócio à venda, cheque se as suas próprias finanças estão em ordem. É muito importante manter essa organização para que os seus planos com a venda não tomem outros rumos inesperados.

É muito importante se preparar com isso também para evitar que, por impulso devido ao seu atual estado financeiro, você acabe aceitando propostas que não condizem com o que vale a empresa.

Mas ainda prepare a empresa financeiramente. Mantenha documentos financeiros organizados e atualizados antes de anunciar a venda. Também mantenha documentos contratuais em dia. Os potenciais compradores vão querer analisar essas e outras informações antes de se decidirem.

Outro ponto importante aqui é quanto ao seu psicológico para o momento da venda. Se a empresa é algo importante para você, mas a está vendendo devido a algum problema, caso não lide com isso de maneira profissional e imparcial, então isso poderia afetar nas negociações.

Desse modo, é importante estar preparado para isso e deixar as emoções de lado na hora de negociar. O bom sendo deve se fazer presente nesse tipo de negociação para conseguir fechar um bom negócio.

Com a ajuda do seu contador, prepare todos os documentos que apresentará ao interessado. É crucial que esses esteja não apenas bem organizados e atualizados, como ainda que sejam claros para o interessado saber o que está adquirindo.

Atenção: a documentação da empresa precisa ser preparada com vária semanas de antecedência. O ideal é fazer isso alguns meses antes, pois assim se identificaria quaisquer pendências e poderia já solucioná-las.

3 - Vender empresa de terceirização de serviços de portaria: identifique e alcance os compradores certos

Investigue e detecte potenciais compradores que se beneficiariam do seu negócio e que disponham dos recursos financeiros para adquiri-lo.

Tendo a ajuda de uma plataforma de compra e venda como a Quero Um Negócio, fica mais fácil de chegar até os possíveis compradores. E com isso você poderá listar e investigar esses mais indicados.

Mas em que consiste essa identificação e detecção? Basicamente é checar se os interessados possuem não somente o capital, como ainda a experiência necessária para assumir uma empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza.

E essa investigação inclui não apenas futuros empresários, como ainda concorrentes, donos de outros tipos de negócios. É comum, além da compra do negócio para o assumir e gerenciar do modo como está, a compra também da empresa para fusões e aquisições.

Muitas empresas quere expandir e procuram negócios como o seu à venda para esse propósito.

Voltando a falar sobre a identificação desses compradores...

É muito importante saber mais sobre o interessado, a fim de se certificar de que ele é a pessoa ideal para administrar a empresa. Descubra o que ele sabe sobre o mercado, o setor onde encontra-se a empresa e também sobre a sua empresa.

Com essas informações será muito mais tranquila a venda, pois você saberá que aquele potencial comprador seria o ideal. Além do mais, há ainda como esclarecer muitas coisas ao longo disso e evitar dores de cabeça no futuro.

Importante: trabalhe com intermediários, a exemplo de corretores de negócios, pois eles podem ajudar a garantir uma transação vantajosa e tranquila. Há como realizar a venda sozinho, mas sempre indicamos ter ajuda especializada nesse processo que não é simples.

4 - Saiba como destacar o potencial e os pontos fortes da empresa

 

Na fase de apresentação da sua empresa, destaque seus pontos fortes e o potencial de crescimento que ela possui. Alguns exemplos são destacar a base de clientes fiéis, os serviços inovadores e ofertados com qualidade, a equipe profissional e eficiente, também a propriedade intelectual, etc.

Todos esses citados acima são valiosos para um empreendimento, independente do seu porte ou segmento.

Mostre como sua empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza agregaria valor ao comprador. Mostre ainda como a mesma destaca-se no mercado. E para isso é necessário realizar um levantamento sobre ela.

Obtenha o máximo de informações que puder sobre o negócio, pois isso te ajudará muito.

Essas informações, obtidas de modo organizado, serão aplicadas em diferentes processos da venda, como na definição do preço de venda, criação do anúncio, esclarecimento do motivo da venda para o comprador e mais.

Já no caso de destacar os pontos fortes do negócio, essas informações ajudam a elaborar uma apresentação convincente. Você também pode ter a ajuda de um consultor de negócios para isso, onde ele terá acesso a essas informações e te ajudará a criar a melhor apresentação.

Mas e quanto aos pontos fracos e problemas que a empresa possua? Como lidar com isso na hora de vender empresa de terceirização de serviços de portaria?

É necessário ser transparente e informar isso ao potencial comprador, pois será importante para gerar confiança nele sobre sua empresa.

Mas ajuda aqui ter argumentos para isso, mostrando que apesar desses problemas há como contornar e, além do mais, a empresa segue operando bem e gerando lucros. Apresente os documentos que comprovem essas e outras questões, eles serão importante para sustentar seus argumentos.

5 - Vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza: conte com a ajuda de profissionais experientes

A melhor forma de realizar uma transação tranquila e vantajosa no processo de compra e venda de negócios é não fazer isso sozinho. Quando se trata de vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza, ter ao seu lado profissionais capacitados é o ideal.

O primeiro profissional importante aqui é um consultor de negócios. Citamos algumas vezes ele ao longo do artigo. O mesmo é alguém que te direcionará da melhor maneira sobre o processo de venda.

Mas opara isso é importante encontrar alguém com experiência e conhecimento na área. Desse modo a negociação ocorre de maneira tranquila e você usufruir de mais vantagens como mais valorização do negócio e um melhor preço de venda.

Outra figura importante é um corretor de negócios. Esse é alguém especializado em compra e venda de empresas. E há como escolher entre ele ou o consultor. O corretor é mais focado na venda em si e em processos como o preço do negócio. Mas de igual modo é alguém essencial.

Mais uma figura importante é a do seu contador. Há muitos processos envolvendo diferentes etapas da venda e você precisará de dados e informações que apenas o seu contador pode organizar e fornecer bem, já que ele cuida há algum tempo das finanças da empresa.

Finalmente, a figura de um advogado especializado é indispensável nesse tipo de transação. Ele cuidará dos documentos jurídicos como contratos de diferentes tipos, como o contrato com clientes, com fornecedores, o contrato de compra e venda de empresas e mais.

Mesmo que você pretenda anunciar e vender sua empresa sozinho, a ajuda do advogado é muito importante. Lembre-se disso.

Anuncie no melhor lugar e aumente as chances de vender

Vender empresa de terceirização de serviços de portaria e limpeza requer alguns passos importantes para uma boa transação. E soma-se a isso ainda o uso de uma plataforma apropriada para anunciar sua empresa à venda.

Já conhece as soluções da Quero Um Negócio?

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