5 dicas para investir num provedor de internet à venda

Por Urias em 10 de Fevereiro de 2022
5 dicas para investir num provedor de internet à venda

A internet se tornou um item indispensável na vida do brasileiro. Por onde quer que você olhe alguém vai estar com celular na mão para ver as últimas novidades. Os relacionamentos são, muitas vezes, construídos através das redes sociais. E não podemos nos esquecer das vendas de produtos variados.

Vendo que existe uma necessidade tão grande no mercado, alguns empreendedores estão analisando a possibilidade de investir em um provedor de internet à venda. Cada vez mais os provedores regionais estão chegando em lugares mais distantes das capitais e estão gerando uma ótima renda.

A banda larga tem uma projeção muito rápida de crescimento para os próximos anos. Mas não é de qualquer maneira que o empresário vai investir neste tipo de serviço. É preciso ter cuidado.

Continue acompanhando este artigo para ver 5 dicas básicas antes de você montar a sua empresa.

  1. Autorização da Anatel

Ter os equipamentos necessários não é suficiente para começar a trabalhar fornecendo este serviço. Antes de qualquer coisa, procure a autorização da Anatel. A regra dispensa apenas para aqueles que possuem menos de 5 mil usuários, caso contrário regularize o seu cadastro. 

De acordo com a Anatel, é preciso apresentar aptidão técnica para desempenhar a atividade por sistema informatizado. Também não esqueça de apresentar regularidade fiscal através de certidões. 

Uma dica é procurar uma empresa especializada para tratar de toda burocracia.

  1. Veja a região para o provedor de internet

Já que a Anatel  não exige o pagamento de R$9 mil para investir em um provedor de internet até 5 mil usuários, isso facilita para quem quer investir em áreas com número menor de habitantes.

Se você for operar via rádio, é importante estar atento ao clima da região, já que as chuvas interferem no sinal. Não só isso, mas a topografia da região também interfere na qualidade do sinal. Veja se é área de morros e montanhas. 

Acima de tudo, veja o que pode interferir na qualidade do serviço. Se você oferece um sinal de má qualidade, sem dúvida o assinante vai buscar a concorrência. 

  1. Monte a sua estratégia de negócio

Depois que você já analisou as condições da região, chega a hora de delimitar as ruas que seu provedor terá alcance. Para ter mais sucesso na escolha dos pontos, veja também onde estão seus concorrentes. 

Existem ferramentas que são especializadas para  você ter mais assertividade na escolha da região. Através dela é possível ver número de habitantes, perfil de público para que você possa entender melhor como sua empresa vai atuar na prestação deste serviço.

Outra maneira de conhecer o perfil do seu público é entrando no site do IBGE para saber a idade da população. Dessa maneira, você vai ver um interesse maior naquela região. De repente, você vai atender mais crianças e adolescentes. Neste caso, esse tipo de informação é fundamental para acertar o marketing.

Imagine que as crianças e adolescentes vão reconhecer a programação que elas têm interesse através do outdoor. É como um verdadeiro chamariz quando você consegue se comunicar com o público.

Depois que você divulgou com seus canais de contato, aguarde o retorno. Assim você vai ter certeza se a sua internet realmente é necessária naquele lugar.

  1. E se eu só quiser investir em um provedor de internet

Se o seu perfil for apenas administrar a empresa, mesmo sem arregaçar as mangas para colocar para funcionar, faça um curso de fibra ótica. É fundamental ter conhecimento do negócio para você saber exatamente o que sua empresa precisa.

Infelizmente, muitos maus profissionais acabam fazendo de tolo o cliente que não tem conhecimento do negócio. Da mesma forma, se você não souber sobre os elementos básicos do provedor, é muito mais fácil ser enrolado não pelos cabos de telefonia, mas pela empresa que executa o serviço.

5.Como precificar um provedor de internet?

Lucrar está em segundo plano quando se trata de um novo negócio. Parece estranho, já que o objetivo de toda empresa é exatamente ganhar dinheiro. Mas quando se trata de provedor de internet, automaticamente você fala de prestação de um grande serviço. Sendo assim, todo cuidado é pouco quando for oferecer o seu produto. 

Não é à toa que as grandes empresas de internet que concorrem entre si são tão discutidas pela entrega do serviço, atendimento e preço. É muito fácil para um usuário optar pela escolha de outra empresa quando não está satisfeito.

No caso de um provedor de internet que ainda está fortalecendo sua marca no mercado, entenda que é preciso de tempo e de muita entrega com qualidade para manter seus clientes ativos sem vontade de sair para a concorrência. 

Por isso, invista em um atendimento de qualidade e sempre esteja atento às manutenções necessárias. Mais vale começar pequeno, mas atendendo com qualidade do que abranger uma grande região com muitas falhas e perdas de sinal.

O preço é um fator muito importante para quem está começando. Primeiro porque precisa ser atraente para os clientes, segundo que ele precisa cobrir suas despesas. Contudo, não são somente esses dois fatores que vão determinar um bom preço, você precisa também tirar a parte do marketing. 

Resumindo, coloque um mark up no valor que cubra seus custos fixos e variáveis além do marketing para divulgar a empresa. 

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