Imagine ter lucro certo independente da situação econômica do país. Será que você está pensando em investir em um posto de gasolina à venda?
Pode ser bem interessante trabalhar com combustíveis e loja de conveniência. Sem dúvida, é um negócio que supera crises. Afinal, o transporte movimenta todos os setores. E, para manter um país funcionando, o posto de gasolina é extremamente necessário.
Claro que o investimento é bem alto. Por isso, vamos passar 5 dicas para você ter sucesso nesse ramo de empreendimento.
1. Conheça quem tem posto de gasolina
A melhor maneira de saber se o negócio vale a pena é procurando quem já está na ativa. Geralmente, aquele que chegou antes sabe o que compensa e o que não compensa no negócio.
Sendo assim, a expertise vai ampliar a mente de quem vai investir em algo que tem um custo inicial bem alto.
Em hipótese alguma comece algo sem ter certeza de que compensa. No caso de posto de gasolina, existe um período longo até tirar todas as licenças, mais ou menos dois anos. O investimento, por exemplo, é em torno de seis milhões.
2. A localização do posto de gasolina à venda
Em primeiro lugar, não é muito simples achar um bom ponto para o posto de combustíveis. Diferentemente de outro comércio, o posto precisa de uma licença da prefeitura e ambiental para funcionar no local escolhido.
Mas, se você vai comprar um posto em funcionamento, com certeza aquele lugar já tomou as providências necessárias para instalação. De todo modo, veja se as licenças estão em dia.
Naturalmente, o lugar de movimento é muito estratégico para ter o estabelecimento. Vamos falar mais à frente sobre as diversas possibilidades de lucro do negócio.
3. Diversifique os ganhos no posto de gasolina
Aproveitando o espaço que o posto de combustíveis tem, as possibilidades são muitas. Você pode investir também no serviço de troca de óleo. Em vista desse serviço nem sempre ser lembrado pelas concessionárias periodicamente, o serviço passa a ser uma ramificação da atividade principal.
Outro ganho lucrativo é a loja de conveniência. Nem sempre o cliente precisa trocar combustível, mas a loja o atrai para fazer lanches rápidos no meio do caminho.
Outra alternativa é um auto center ou centro automotivo. Uma vez que o cliente percebe que pode ter melhorias no seu veículo, ele procura o centro automotivo mais próximo.
Sendo assim, o seu posto de gasolina pode ir mais além servindo de diversas formas o seu público.
4. Seja mais racional na escolha do posto de gasolina à venda
Antes de tomar a atitude de comprar um posto de gasolina, procure ser o mais racional possível. Uma vez que você note que um posto tem possibilidade de ter uma boa proposta de valor, esteja atento, pode ser a melhor opção.
É muito importante que o empreendedor entenda que o negócio abrange outros serviços. Por isso, coloque no papel o que você pretende vincular ao seu estabelecimento.
5. Proporcione uma experiência
A experiência que você deseja passar para o consumidor vai definir onde você quer chegar. É isso que difere uma cafeteria simples de uma cafeteria de nome. Enquanto muitos oferecem café e pães, outros oferecem uma experiência ao cliente.
Da mesma maneira, o posto de combustíveis precisa pensar em ambiente, qualidade de atendimento, serviço de manutenção preventiva, bons produtos entre outros.
Inevitavelmente, a sensação do cliente deve ser a melhor possível depois de passar pelo seu posto. Isso vai fazer com que ele se sinta seguro antes de sair com o carro em movimento para destinos longos.
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