Comprar uma pousada pode ser uma excelente opção de negócio, especialmente porque o turismo tem se aquecido no país.
Durante a pandemia gerada pela covid-19, muitos negócios tiveram que encerrar suas atividades, em especial os do setor de turismo como as companhias aéreas, hotéis, pousadas e outros. Com isso, os prejuízos foram enormes.
Mas as fronteiras já foram abertas e, pouco a pouco, o setor de turismo e de hotelaria retoma seu rumo no Brasil.
Sobre o setor hoteleiro, do qual fazem parte as pousadas, ele é um dos mais lucrativos do país. No ano de 2021, o mesmo fechou com um alta de 16,5 pontos percentuais em comparação com o ano da pandemia, que foi 2020.
Mas não é apenas isso.
O Ministério do Turismo tem cadastrado mais de 10 mil meios de hospedagem, onde 30% desses são classificados como pousadas. Há uma quantidade crescente desses locais devido a muitos fatores, dentre os quais:
- Esses locais são uma opção de valor mais acessível para os viajantes, que têm buscado por alternativas aos hotéis que ofereçam serviços básicos;
- É um local ideal para estar em contato com a natureza, coisa que muitos têm buscado cada vez mais, especialmente aqueles que possuem crianças;
- Além do que, uma pousada oferece um ambiente que traz um clima mais de “estar em casa” inclusive com uma cozinha que os hóspedes podem usar para preparar suas próprias refeições.
O fato é que esse tipo de lugar tem caído no gosto dos brasileiros e investir em algo assim pode ser uma ótima ideia.
Se você planeja comprar uma pousada, a Quero Um Negócio separou 10 dicas que te ajudarão a fechar uma boa negociação.
Por que comprar uma pousada ao invés de começar do zero?
Começar uma pousada do zero não seria uma opção mais viável e menos custosa do que investir numa pronta?
Pode até ser menos custosa (mas há casos em que seria até mais caro começar do zero), mas o risco ao iniciar um negócio é maior do que o risco existente com algo pronto.
E é ainda importante trazer aqui um dado de um levantamento feito pelo Sebrae, onde é relatado que quase metade das novas empresas no Brasil encerram suas atividades com menos de quatro ano de existência.
O risco, realmente, é maior quando se trata de começar do zero, seja para uma pousada, hotel, agência de viagens, etc.
Não importa o mercado ou segmento, começar do zero implica em ter que escolher um bom ponto para o negócio, treinar funcionários, gastar com campanhas de marketing, conquistar os primeiros clientes, entre outras coisas.
São muitos passos até, efetivamente, administrar o negócio e ver os lucros surgindo. Sem contar que até que esses primeiros lucros comecem a entrar pode levar até cerca de 1 a 2 anos.
Por sua vez, uma pousada pronta elimina esses passos e ainda os passos iniciais com abertura e legalização. Há lucros já entrando no caixa do negócio, os funcionários que atuam ali conhecem bem os processos, além, é claro, da existência de clientes e avaliações sobre o local.
Quer saber como investir numa pousada assim? Veja a seguir as 10 dicas que listamos para te ajudar.
1 - Você precisa gostar de lidar com pessoas
Podemos falar aqui das diversas vantagens do setor de hotelaria e como pode ser lucrativo ter uma pousada, contudo se você não possuir essa vontade de lidar com pessoas isso de nada adiantaria.
Nesse tipo de negócio será comum estar em contato direto com as pessoas a todo momento.
As pessoas que se hospedam numa pousada esperam receber ali um tratamento que os faça se sentir em casa, então esse contato próximo é muito importante.
Igualmente, ter uma equipe que goste de lidar com as pessoas, que seja comunicativa, é mais um fator importante.
Desse modo, um empreendedor que possui maiores chances de ter sucesso com esse tipo de negócio é aquele que gosta de manter esse contato com as pessoas. Se você for o contrário disso, talvez seja esse um problema que pode até mesmo causar contratempos no negócio (reclamações seriam comuns).
Mas se ainda assim você deseja investir nesse tipo de negócio, mesmo não dispondo dessa característica, há como reverter a situação. Para isso você pode, por exemplo, passar a trabalhar num local assim por algum tempo para saber até mesmo se é isso que deseja realmente, se valeria a pena.
2 - Antes de comprar uma pousada, saiba de o local é bom
A escolha do local onde a pousada funciona é mais um elemento importante para o sucesso dessa.
Há ali um fluxo de clientes considerável? Com esse fluxo de clientes a pousada consegue se manter e gerar lucros? Como é local na alta, média e baixa temporada?
Mesmo que o dono do estabelecimento te mostre que o local é bem estruturado, que há funcionários treinados e que ele opera bem, é importante saber se o local vale a pena agora e valerá no futuro.
Um bom ponto pode ajudar a trazer mais clientes e tornar o local conhecido.
Imagine uma pousada que se localize perto de alguns dos principais pontos comerciais da região? Isso ajudaria a atrair mais hóspedes para lá, gerando mais oportunidades.
E quando o local é de fácil acesso e localização, esses hóspedes tendem a retornar e ainda indicam o estabelecimento para amigos e seguidores, por exemplo.
Importante: se informe com o dono sobre possíveis mudanças na rua ou bairro que podem afetar o negócio. Essas são informações que não constariam em nenhum documento que ele apresentasse, porém que são importantíssimas para quem pretende investir num negócio desses.
3 - Verifique a infraestrutura da pousada à venda
Tão importante quando a localização é a infraestrutura do local. Antes de comprar uma pousada, conheça de perto como são as coisas ali.
Visite a pousada para saber como os funcionários trabalham, como o local tem seus cômodos distribuídos, como são os quartos, recepção, área verde e outros.
Mas é importante citar que no caso de fazer uma visita ao local, há (e recomenda-se) como fazer dois tipos de visitas:
- A primeira visita seria como um cliente, assim você conheceria o atendimento ali e saberia de perto como são as instalações;
- E a segunda visita seria acompanhada por um perito para realizar um levantamento sobre o estado do estabelecimento. O perito, com a permissão do atual dono, analisaria aspectos do local e emitiria um laudo técnico. Essa é uma etapa muito importante desse processo.
Mas para que você faça essa visita é preciso ter acesso ao endereço da pousada. Na maioria dos casos, a fim de proteger a integridade do negócio, o endereço será omitido pelo anunciante, sendo apresentado apenas através do contato direto (e mediante a assinatura do acordo de confidencialidade).
4 - Investigue a situação financeira antes de comprar uma pousada
A compra de qualquer negócio se trata de um investimento que exige muita cautela. E nisso inclui-se a análise minuciosa da parte financeira.
Talvez você tenha algum conhecimento em contabilidade e queira analisar por si mesmo os documentos referentes a parte financeira da pousada, mas o recomendado é contar com a ajuda de um contador para realizar uma análise aprofundada de tudo isso e ainda fornecer as tão essenciais projeções.
Mas o que seriam essas projeções? Seria quando o profissional pega os documentos financeiros da pousada e os analisa para saber como será a situação dela daqui a alguns anos.
É importante sempre pensar no longo prazo quando se trata de comprar uma pousada ou qualquer outro tipo de negócio.
Mas quais documentos são importantes para averiguar a parte financeira da empresa? Aqui é necessário solicitar os demonstrativos financeiros como:
- Certidões negativas de débito;
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Entre outros.
Consulte um contador ou mesmo um consultor de negócios para saber mais sobre essa relação de documentos.
Ao solicitar ao atual dono os documentos da pousada, ele pode antes pedir que você assine um acordo de confidencialidade. Se você não sabe do que se trata, esse é um documento que serve para assegurar a proteção dos dados e informações da empresa. Falaremos sobre ele mais a diante.
5 - Verifique contrato e outros em vigor
Ao assumir um negócio pronto, é importante saber quais as responsabilidades que ele possui. E um dos pontos a tratar aqui é sobre contratos e outros que estejam em vigor.
Converse com o dono e saiba quais as responsabilidades que o estabelecimento possui nesse caso.
É importante contar aqui com a orientação de um advogado, pois se há contratos, naturalmente, existem cláusulas e talvez você tenha dificuldade para entender algumas dessas cláusulas. E mesmo que você tenha algum conhecimento sobre isso, ainda assim é importante ter ajuda profissional.
Para ter acesso aos contratos e concessões será preciso assinar o acordo de confidencialidade também.
Querer cuidar de todas as coisas relacionadas a esse processo não tão simples que é comprar uma pousada pode te desgastar. Tenha a ajuda de profissionais competentes e, com isso, obtenha mais tempo para cuidar de outros temas importantes.
6 - O preço de venda é um valor justo?
Como saber se o preço que o atual dono da pousada definiu para a venda dela é justo? Para isso é comum realizar o processo chamado de valuation.
No valuation se consideram diferentes aspectos a fim de definir um preço ou chegar a um valor estimado. E para isso é possível usar metodologias como o fluxo de caixa descontado ou o valor patrimonial, por exemplo.
O fluxo de caixa descontado se trata de um meio de estimar o preço de um negócio com base no que ele pode produzir no futuro. Esse é o método mais usado quando se quer saber quanto vale uma empresa.
Mas para realizar a análise por meio do fluxo de caixa descontado é necessário ter acesso ao fluxo de caixa do negócio e deve ser possível ainda estimar uma taxa de desconto.
Já o valor patrimonial, como já sugere o nome, se trata do cálculo com base no patrimônio da pousada. E aqui se somam todos os ativos que a empresa tem, tais como imóveis, máquinas, estoque, dinheiro disponível, etc., mas descontando os passivos (dívidas).
Recomendamos que você conte com um profissional para realizar o valuation para você e saber se o preço anunciado está de acordo com o que a pousada vale no mercado.
7 - Revise as declarações de impostos
Imagine comprar um negócio para apenas depois descobrir que o mesmo se encontra com problemas com o Fisco.
Nesse caso, o que recomendamos é que você realize uma análise sobre as declarações fiscais da pousada dos últimos três anos. Com isso você fica sabendo sobre quaisquer compromissos que a empresa esteja em falta no que diz respeito às suas responsabilidades fiscais.
Analisar as declarações de impostos da pousada também será importante para saber sobre a rentabilidade da mesma.
Do mesmo modo que orientamos para outros documentos relacionados as finanças do negócio: tenha a ajuda de um contador. O contador deve ser seu aliado ao longo de todo o processo, já que haverá muito o que se analisado.
Além das declarações de impostos, ainda orientamos que você verifique questões trabalhistas da pousada. Não deixe para depois e esclareça tudo desde já para conseguir fechar um bom negócio.
8 - Comprar uma pousada é um processo que requer atenção aos detalhes
Pressa e compra de negócios são coisas que jamais devem andar juntas. Ao começar a analisar a empresa e o mercado, o que você mais precisa nesse momento é de paciência e tempo.
Não tenha pressa para investigar, faça tudo com calma, a fim de não tomar uma decisão da qual irá se arrepender depois. Veja que, como citamos, há muitos passos e documentos para analisar se quiser comprar uma pousada livre de problemas.
A compra de uma pousada não é como comprar um produto ou serviço, que se toma uma decisão e realiza a aquisição no mesmo dia. Em alguns casos, podem levar meses até a conclusão da negociação.
Por isso que um dos requisitos para comprar um negócio é ter paciência em cada etapa.
9 - Sabia que é possível ter a ajuda do dono após a aquisição?
Você sabia que depois de comprar uma pousada pode contar com a ajuda do atual dono? Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade.
Mas por que isso seria interessante?
Imagine investir num negócio que já funcione possui alguns anos e que vá muito bem, o que você mais deseja é que ele siga assim ou evolua ainda mais, não é mesmo? Desse modo, será importante seguir com o mesmo padrão de qualidade do até então dono.
E quem melhor do que o próprio dono para te guiar durante seus primeiros meses a frete da pousada?
Há como fechar um contrato e ter a ajuda do dono por alguns meses até que você se habitue ao negócio. Essa é uma ajuda extremamente importante, ainda mais se você possui pouca experiência com esse tipo de negócio e não disporá de um sócio.
Sobre o tempo e acertos sobre valores, isso você define junto ao vendedor. É por isso que orientamos contar com um consultor de negócios, pois ele pode até mesmo estar ao seu lado quando estiver tratando disso.
Mas talvez você esteja pensando “será que eu preciso fazer isso?”, não é algo obrigatório, mas seria de grande importância. Quem quer começar algo bem sabe o quão importante é ter essa assessoria de quem mais entende sobre a empresa e possui amplo conhecimento sobre o setor.
10 - Vai comprar uma pousada? Pesquise em locais apropriados
Se você for adquirir uma casa hoje buscará em locais apropriados, com anúncios apenas de imóveis, não é mesmo? O mesmo deve acontecer ao buscar por uma pousada à venda.
Uma plataforma que trabalhe apenas com anúncios de negócios à venda oferece mais praticidade. E quanto a Quero Um Negócio, oferecemos mais praticidade e também segurança e transparência.
Nossa plataforma atua em todo o país reunindo as melhores oportunidades de negócio.
Quer investir numa pousada à venda? Franquia? Ou talvez apenas busque um ponto comercial? Nós temos o que você precisa e é possível encontrar em poucos cliques.
Acesse nossa plataforma e veja como é fácil encontrar o negócio ideal hoje mesmo. Clique aqui e saiba mais.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!